Na última quinta-feira, 22 de outubro, a Academia Nacional de Medicina realizou mais uma edição da “Sessão Clínica Uma Tarde na Academia – Oficina Diagnóstica”. Nesta oportunidade, a atividade, organizada pelos Acadêmicos José Manoel Jansen Carlos Alberto Basílio de Oliveira, e José Galvão Alves, teve como tema principal a gastroenterologia.
O Presidente Acadêmico Francisco J. B. Sampaio, em sua fala de abertura, agradeceu aos organizadores, pelo empenho na realização do evento, e aos alunos, pela expressiva presença.
Na sequência, passou a presidência da Sessão ao Acadêmico José Manoel Jansen, que fez uma excelente apresentação introdutória, falou sobre diagnóstico médico, expôs os objetivos da iniciativa, ressaltando que esta visa discutir e entender o que compõe o diagnóstico médico nas mais diversas áreas.
Dando início a um exercício bastante dinâmico, o Acadêmico José Galvão Alves discorreu sobre o caso clínico de gastroenterologia. O Dr. Hélio Rzetelna, da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, atuando como debatedor, apresentou seu raciocínio diagnóstico.
Na sequência, o Acadêmico Carlos Alberto Basílio de Oliveira, com excepcional didática e relacionamento com os alunos, fez um “apanhado” clínico-patológico voltado para o diagnóstico definitivo. Aparentemente solucionado, o caso, um adenocarcinoma do intestino tratado com quimioterapia, expressou uma reviravolta, tendo em vista a persistência da dor abdominal.
Assim, um novo cenário e uma nova análise clínica foram apresentados pelo Acadêmico José Galvão Alves e pelo Dr. Hélio Rzetelna. Neste momento, o Acadêmico José Manoel Jansen mediou um debate que envolveu os demais Acadêmicos e a plateia com opiniões e questionamentos para um novo diagnóstico. Os Acadêmicos Basílio de Oliveira e Galvão Alves, além do Dr. Rzetelna, então, realizaram uma nova rodada de explicações sobre o segundo diagnóstico (Doença de Crohn), o respectivo tratamento e a possibilidade de relação entre os dois casos no mesmo paciente. Ao final, mais perguntas e respostas concluíram a Sessão Clínica Uma Tarde na Academia, considerada pelo Acadêmico José Galvão Alves um dos métodos de ensino mais eficientes e próximos da realidade.