Acadêmico HÉLCIO ALVARENGA
Recreio, MG, 01 de março de 1927
† Rio de Janeiro, 29 de agosto de 2015
Membro Titular – Academia Nacional de Medicina em 28/10/1986
Recordações felizes e marcantes foram a tônica da “Sessão da Saudade”. Os Acadêmicos Pietro Novellino, ex-Presidente da ANM, e Sérgio Novis, Presidente da Secção de Medicina e colega de especialidade, fizeram emocionadas alocuções de lembrança, saudando a trajetória pessoal e profissional do querido Acadêmico Hélcio Alvarenga. Outros Acadêmicos também prestaram tributos cheios de apreço e o Presidente Francisco Sampaio lembrou que suas características mais marcantes eram a inteligência, cultura, sagacidade e simpatia. Ao final da Sessão, a Profa. Regina Alvarenga, viúva e colega de especialidade, muito emocionada, proferiu palavras de agradecimento.
Hélcio Alvarenga graduou-se em medicina pela antiga Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ) em 1951. Especializou-se em neurologia clinica no Hôpital de la Salpêtriere, França (1966) e concluiu doutorado em medicina pela UFRJ, em 1974. Atuou principalmente nos seguintes temas: neurologia, demência, esclerose múltipla, Parkinson e neuro óptico mielite.
Foi professor titular emérito de neurologia da Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e professor titular de neurologia da UFRJ por 35 anos (1961-1995), no Instituto de Neurologia Deolindo Couto, onde foi por 10 anos diretor da Instituição. Professor titular concursado de neurologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) em 1984, implantou nesta Universidade a disciplina de neurologia e a especialização em neurologia. Sua última atuação foi como professor permanente da Pós-Graduação dessa Universidade.
Fez teses brilhantes, com pioneirismo, como a da Síndrome de Hakim-Adams, com prefácio do próprio Prof. Hakim e comentários do Prof. Adams, e também mais tarde a tese para Professor Titular, sobre o tema ataxia-telangiectasia, a Doença de Louis Bar. Alvarenga foi sempre um Professor na acepção mais correta e adequada da palavra. Dedicava muito de seu tempo à leitura e atualização de seus conhecimentos. Seu casamento com Regina, além de convívio amoroso, foi profícuo e propiciou o desenvolvimento de uma família com três filhos dedicados à área de saúde, dois dos quais neurologistas de sucesso.
Sempre foi muito amado e respeitado por seus alunos e discípulos, a quem serviu de exemplo. A Liga de Neurologia Prof. Dr. Hélcio Alvarenga é um grupo formado por acadêmicos, professores e médicos da Universidade Severino Sombra que tem o interesse de estudar e pesquisar assuntos relacionados à Neurologia.