A Sessão da Saudade é um evento emocionante em que os Acadêmicos e familiares podem expressar os seus sentimentos pelos entes queridos. Na última quinta-feira (23), a Academia Nacional de Medicina (ANM) homenageou o Acadêmico Adolpho Hoirisch, que faleceu em outubro do ano passado. Ele foi um Membro comprometido e frequentador assíduo das Sessões. “Aqui na Academia, nós temos a ideia, que foi bem colocada por Guimarães Rosa, que as pessoas não morrem, elas ficam encantadas e enquanto nós pensamos nessas pessoas, elas estão entre nós e é bom que a gente cultive isso”, explicou a Presidente Acad. Eliete Bouskela na abertura da Sessão.
Para realizar as homenagens ao Acadêmico Hoirisch, foram convidados os Acadêmicos Omar da Rosa Santos, José Carlos do Valle e Antonio Egidio Nardi, que relembram suas histórias com o mesmo e as suas convivências. O primeiro deles afirmou que tê-lo conhecido antes de ingressar na ANM, onde a sua admiração pelo Acad. Hoirisch se transformou em amizade.
O Acad. José Carlos do Valle ressaltou a personalidade emblemática do homenageado, afirmando que “conviver com Hoirisch era uma experiência agradável. Tive esse privilégio por muitos anos”. Além de compartilhar momentos que dividiu com o Acadêmico durante os jantares após as Sessões.
O Acad. Nardi teve uma relação próxima com o Acad. Adolpho desde a graduação de Medicina e compartilhou com os presentes a história de vida do homenageado, com a chegada dos seus pais no Brasil, o seu ingresso na Faculdade de Medicina e na Psiquiatria. Ele também mostrou fotos e memórias com o Acadêmico que foi seu mentor.
Os Acadêmicos presentes puderam realizar suas homenagens e relembrar a presença do Acad. Adolpho Hoirisch em seu convívio. A família finalizou a Sessão da Saudade com um breve comentário sobre o amor e o cuidado que estiveram presentes nesses últimos anos de vida do Acadêmico.
Para assistir a Sessão da Saudade na íntegra, clique aqui.