O médico Ricardo José Lopes da Cruz tomará posse como novo imortal da Academia Nacional de Medicina na próxima terça-feira, dia 18/03. Cruz foi eleito em setembro de 2013 para a cadeira 62, da Secção de Cirurgia da ANM.
O novo imortal é especialista em cirurgia de cabeça e pescoço. Em 2003, criou o Centro de Atenção Especializada em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, onde trabalha até hoje. Na unidade, coordena projeto que visa aplicar técnica de planejamento digital para intervenções cirurgicas com precisão de milímetros. Mais de mil cirurgias foram realizadas na unidade e beneficiaram portadores de deformações faciais.
Graduado em medicina, em 1977, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, fez residência médica em cirurgia geral no Hospital Federal de Ipanema; em cirurgia de cabeça e pescoço no Instituto Nacional de Câncer; e completou sua formação na área de cirurgia cranio-maxilo-facial durante três anos no Departamento de Cirurgia Plástica da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio.
Foi staff do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Instituto Nacional do Câncer por seis anos (1985-1990). Foi staff do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Instituto Fernandes Figueira, unidade da Fiocruz dedicada à saúde materno-intantil, por doze anos (1990-2003).
É ainda membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Federación Ibero-Americana de Cirurgia Plástica, além de ter sido membro fundador e ex-Presidente da Associação Brasileira de Cirurgia Cranio-Maxilo-Facial.