Tomou posse, no último dia 28 de abril, como o mais novo Honorário Nacional da ANM, o cardiologista Celmo Celeno Porto. Saudado pelo Acadêmico Mário Barreto Corrêa Lima, Celeno Porto recebeu as insígnias acadêmicas do Presidente da ANM, Professor Pietro Novellino em cerimônia que teve a presença de familiares, convidados e membros da Academia.
O novo acadêmico é natural de Araguari (MG) e formou-se, em 1958, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, onde defendeu tese de doutorado em 1963. Três anos depois, mudou-se para Goiânia, quando foi aprovado em concurso para professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás.
Aos 80 anos de idade e residindo na capital goiana, Celmo Celeno Porto traz no currículo importantes trabalhos nas áreas de assistência, ensino, pesquisa, organização e representatividade da classe médica. Ele foi, por exemplo, um dos fundadores da Academia Goiana de Medicina, da qual foi o primeiro presidente, e é também autor de livros, como “Vademecum de Clínica Médica” e “Cartas aos Estudantes de Medicina”.