Aconteceu na última quinta-feira (29) a segunda eleição plenária do Biênio 2024-2025, consagrando a entrada do Professor Tarcísio Eloy Pessoa à Academia Nacional de Medicina (ANM). Ele concorreu a vaga para membro titular da Cadeira Nº 72, Secção de Cirurgia, tendo como Patrono Belmiro de Lima Valverde.
Foram um total de 91 votos, sendo 61 votos presenciais e 30 por correspondência, e ele sucederá o Acadêmico Carlos Paiva Gonçalves Filho, que faleceu em janeiro de 2021. “Hoje é um dia de muita emoção e honra para mim, é um grande prazer poder participar dessa instituição tão tradicional. Espero contribuir muito para a Academia”, comemorou.
Renomado especialista em Ortopedia e Traumatologia, Eloy é um dos principais nomes no campo do tratamento e pesquisa sobre traumatismo raquimedular e afecções da coluna vertebral. Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1976, ele concluiu mestrado e doutorado na mesma instituição, em 1984 e 1987, respectivamente.
Entre 2018 e 2022, Eloy foi diretor da Faculdade de Medicina da FMUSP, e seu envolvimento em múltiplas comissões e conselhos da universidade foi notável. Ele presidiu o Conselho de Saúde do Hospital das Clínicas e o Conselho Deliberativo do Hospital Universitário, além de ter ocupado cargos influentes em várias comissões e conselhos universitários.
Com uma trajetória destacada também no meio editorial, ele foi editor da Revista Acta Ortopédica Brasileira e participa do corpo editorial de importantes publicações internacionais, como The Spine Journal e Global Spine Journal.
Atualmente, Eloy preside o Conselho Diretor do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP e é vice-presidente da Fundação Faculdade de Medicina. No campo da pesquisa, coordena o Letran, um laboratório especializado em técnicas avançadas para a reparação nervosa, e o Cenatra, um centro multidisciplinar dedicado ao atendimento e pesquisa em traumatismo raquimedular.
Além de suas atividades administrativas, ele orienta programas de pós-graduação e coordena laboratórios de iniciação científica, contribuindo para a formação de novas gerações de pesquisadores e profissionais na área da ortopedia.