Posse do Acad. Paulo Niemeyer Filho na Academia Brasileira de Letras (ABL)

28/05/2022

Em noite memorável, Paulo Niemeyer Filho tomou posse na Cadeira No. 12 da ABL, no Salão Nobre da ABL, no Petit Trianon, sucedendo o professor e crítico literário Alfredo Bosi. Em seu belo discurso de posse, lembrou que é o primeiro médico a assumir a cadeira de no. 12, que foi ocupada por intelectuais de diversas áreas: escritores, jornalistas, poetas, homens públicos, representante do clero e da vida acadêmica, e ressaltou que os médicos sempre estiveram presentes na ABL, desde a
sua fundação.

Paulo Niemeyer Filho nos representa agora ao lado de outros confrades da ANM que ocuparam cadeiras nessa Casa da Cultura, como Francisco de Castro, Afrânio Peixoto, Oswaldo Cruz, Antonio Austregésilo, Miguel Couto, Aloysio de Castro, Fernando Magalhães, Miguel Osorio de Almeida, Deolindo Couto, Carlos Chagas Filho e Ivo Pitanguy.

A Academia Nacional de Medicina, sua Casa desde 2002, esteve representada pelo seu Presidente Francisco Sampaio, que teve assento à mesa ao lado do Presidente da ABL Merval Pereira, do Acad. Joaquim Falcão que o recebeu, e dos Ministros do STF Luiz Fux e Luís Roberto Barroso. O Presidente Merval Pereira enfatizou que Paulo Niemeyer representa o apreço da ABL à ciência e ao saber médico.

A ANM também foi representada pelos ex-Presidentes Pietro Novellino e Rubens Belfort, e por diversos outros Confrades da ANM como Antonio Nardi, Celso Portela, Jacob Kligerman, Moura Brasil, Mauricio Magalhães, Cláudio Benchimol, Eliete Bouskelá, Gilberto Schwartsmann, entre outros.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.