A Academia Nacional de Medicina, o Instituto de Educação Médica (Idomed) e o Ibmec lançaram o primeiro MBA de Gestão para Médicos. O programa é voltado para a formação de médicos na área de gestão com o objetivo de desenvolver líderes de alto impacto para inovação no setor.
A iniciativa, segundo o presidente da ANM, Rubens Belfort Jr., vem sendo elaborada há mais de um ano e conta com uma equipe das instituições envolvidas, incluindo a participação de vários acadêmicos. Na ocasião do lançamento, o acadêmico Rossano Fiorelli, e o diretor Nacional de Medicina do Idomed e membro da Academia Nacional de Neurologia, Silvio Pessanha Neto, falaram sobre o pioneirismo da iniciativa.
– Mais de 85% dos médicos brasileiros, recém formados, não têm formação em gestão e empreendedorismo. As vagas em gestão na área Farmacêutica cresceram 63%. Entre 2018 e 2020, as healthtechs cresceram 114% no país, disse Pessanha Neto.
O diretor do Idomed acrescentou que o MBA para médicos reúne três instituições dedicadas à medicina. O Idomed tem mais de 20 anos de experiência, tendo formado mais de seis mil médicos em mais de 130 unidades de saúde parceiras no país. O Ibmec possui 50 anos de tradição no ensino de gestão de negócios e a chancela da ANM e seus quase 200 anos dedicados à medicina.
Com aulas presenciais para networking e discussão de casos, acrescidas de aulas on-line sincrônicas e assíncronas, o MBA em Gestão Médica terá duração de 18 meses, com 450 horas, divididas em quatro módulos trimestrais.
O acadêmico Fiorelli detalhou o conteúdo dos módulos: No primeiro, será oferecido uma visão global sobre negócios em medicina com debates sobre aspectos do mercado global de medicina no Brasil; planejamento estratégico e sustentabilidade da medicina; gestão do sistema médico com abordagem sobre o papel do Estado, o mercado e o consumidor.
O segundo módulo é destinado a temas que envolvem a gestão estratégica do negócio em medicina com foco em finanças, gestão de pessoas, marketing de relacionamento e uma visão integrada, abrangendo o social, cultural, emocional na prática médica. Arquitetura, design e hotelaria também serão abordados.
No terceiro módulo, Fiorelli explicou que serão aperfeiçoados conceitos sobre gestão de custos por indicadores na área médica; análise e desempenho; gestão de risco e segurança em medicina, gestão de equipes, gerenciamento de mudanças e crises, entre outros temas.
A experiência do paciente será abordada no módulo quatro com aulas sobre bussiness game, business intelligence, cases de healthcare, startups e aplicativos em medicina. Ainda haverá projeto aplicado e, como opcional, um módulo de jornada internacional. São apenas 35 vagas por turma com processo seletivo que será realizado por meio da análise curricular e entrevista com os candidatos. O início das aulas será em 2022.