Outorga Angelita Habr-Gama

04/11/2021

“Todos nós lutamos por ideias aos quais a professora Angelita Habr-Gama pontifica e a quem eu me orgulho de conhecer há algumas décadas. Posso então ser testemunho, não só das suas qualidades cirúrgicas, mas também humanas em todos os níveis.” 

Foi tecendo elogios à médica inspiradora que o presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM), Rubens Belfort Jr, abriu a solenidade de outorga do título de Honorária Nacional da ANM concedido à Angelita Habr-Gama, no último dia 4 de novembro de 2021. 

Ao apresentar a nova Honorária, o acadêmico Eduardo Lopes Pontes descreveu assim: 

 – Sua trajetória, caracterizada pelo pioneirismo, tenacidade e perseverança, certamente derrubou obstáculos que viriam abrir portas para as futuras gerações de médicas por todo país, inspiradas pelo seu exemplo. 

Angelita é formada pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo e foi residente em cirurgia no Hospital de Clínicas da mesma faculdade, sendo a primeira mulher a obter tal posto. Foi professora titular de cirurgia da USP e criou a disciplina de coloproctologia, também foi professora visitante da Universidade de Harvard e John Hopkins em 2015. 

Destacou-se por desenvolver linhas de pesquisa no tratamento das doenças colorretais e intestinais. É membro honorária de diversas sociedades científicas e contabiliza 243 artigos em revistas indexadas. Angelita fundou a Associação Brasileira de Prevenção ao Câncer de Intestino, recebeu diversas honrarias e prêmios como o de mulher mais influente pela Forbes. 

Muito emocionada, Angelita agradeceu por mais esta honraria. “A felicidade e a emoção que estou sentindo por me incorporar a essa digna Academia que muito tem contribuído ao desenvolvimento científico e cultural do nosso país. Eu nunca sonhei em chegar em um lugar tão alto. A vida me foi um privilégio. Nasci uma vez e ressuscitei recentemente, diariamente eu valorizo a vida. O viver é extremamente importante. Cuidar dos doentes, trabalhar, dividir o que sabemos, são coisas que me enchem de felicidade.”

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.