Destacando a sua importância na sociedade atual, a obesidade é uma grande preocupação para a diretoria atual. Esse sentimento foi expressado no Simpósio Nutrição, Obesidade e Diabetes: da Bancada à Beira do Leito, realizado na última quinta-feira (23). Organizado pelo Acadêmico Carlos Alberto Mandarim-de-Lacerda e a Presidente Acad. Eliete Bouskela, o evento teve apresentações sobre a obesidade materna, o desenvolvimento humano, o tratamento e as recentes pesquisas sobre o assunto. “Esse simpósio foi preparado para dar uma visão panorâmica de um problema que é muito grave na medicina”, explicou o Acad. Mandarim na abertura da Sessão Científica.
O Acadêmico apresentou dois temas durante o Simpósio. O primeiro deles abrindo a Sessão, sobre O “Fenótipo Econômico” Durante o Desenvolvimento pode causar Obesidade, Diabetes e outras Comorbidades nos Filhos. Nesta palestra debateu-se a magnitude da dificuldade atual, com o aumento do percentual de crianças com peso elevado e a necessidade de olhar para a sua fase fetal. “A origem do problema é nós negligenciarmos a parte gestacional da criança”, afirmou o Acad. Mandarim.
Em sua segunda apresentação, o Acadêmico abordou os “Recentes Avanços”: Escalonamento Alométrico e Análise dos Componentes Principais na Obesidade e Diabetes. Em que citou algumas referências recentes para a alometria, a sua relação com comorbidades, como a diabetes, e a obesidade, os fatores e tratamentos atuais.
Abordando ainda o desenvolvimento fetal e a relação com a obesidade, a apresentação da Professora Drª. Márcia Barbosa Águila teve como tema a Obesidade Materna e Obesidade Paterna Influencia a Saúde dos Filhos. Nele, explicou-se o papel das dietas, da hidratação e dos exercícios físicos na saúde dos filhos e no desenvolvimento fetal, e a herança genética paterna nessa formação.
O tratamento para obesidade e o uso de fármacos também tiveram destaque durante o Simpósio. Esse é um assunto muito em alta nos últimos tempos e o Acad. Gilberto De Nucci o apresentou. A Revolução Farmacológica no Tratamento da Obesidade explicou o funcionamento dos remédios no organismo e os resultados com pacientes obesos após uso contínuo. Ele também abordou a perda de peso, os efeitos colaterais e a ação no metabolismo.
O Simpósio também teve a participação do Prof. Dr. Alex Rafacho, com o tema Além da Insulina: Um Olhar Sobre as Células Alfa Pancreáticas na Saúde e na Doença. Nele, abordou-se os principais pontos que estão sendo pesquisados sobre células alfa pancreáticas, em diferentes aspectos. E o Prof. Dr. Luiz Eduardo Macedo Cardoso, palestrando sobre A Ilhota Pancreática (De Langherans) no Desenvolvimento e Envelhecimento, e as alterações na ilhota pancreática em diferentes fases.
Os Acadêmicos e os presentes puderam realizar seus comentários sobre as apresentações, tirar dúvidas e conversar com os palestrantes. Para assistir o Simpósio na íntegra, clique aqui e aqui.