Destaque em ginecologia e mastologia no Brasil, Henrique Salvador tomou posse na Academia Nacional de Medicina (ANM) nesta sexta-feira (14), na sede da Instituição. Ele passa a assumir a vaga de membro titular da Cadeira nº 61, da Secção de Cirurgia, tendo como Patrono Luís da Cunha Feijó.
O novel Acadêmico foi saudado pelo também Acadêmico Maurício Magalhães, seguindo o protocolo da Academia Nacional de Medicina, que declarou:
“A ciência é uma obra em construção e cada Acadêmico aqui presente é um alicerce do conhecimento que sustenta o nosso futuro. Diz-se que a excelência não é um ato, mas um hábito. Novel Acadêmico Henrique Salvador, seu hábito de buscar excelência eleva esta casa e inspira a todos nós. Saiba que é uma alegria e uma honra de todos nós recebê-lo nesta casa. As portas e os braços estão abertos. Parabéns.”
Já em seu discurso, Henrique Salvador agradeceu a todos os que fizeram parte de sua trajetória rumo ao cargo de Membro Titular da ANM. O novel Acadêmico fez uma menção honrosa ao seu pai, José Salvador Silva, chamando-o de “mestre”. “Obrigado por ter me ensinado sobre medicina no sentido mais amplo da palavra”.
Henrique falou também sobre como pretende atuar nesta nova fase. “A minha chegada na Academia Nacional de Medicina seria o término da longa distância entre a vontade de vir para cá, a campanha e os esforços para realizar tal sonho. Seria. No entanto, preciso considerar o dia de hoje, 14 de março de 2025, como o começo de uma nova fase na minha vida. Tudo farei por esta casa, com honra, dedicação e alegria. Pois no fundo, é de vida que a Academia cuida, na medida que ela reúne os maiores expoentes da medicina brasileira”, completou.
Para a Mesa Diretora de solenidade, a Presidente Acad. Eliete Bouskela convidou os ex-Presidentes da ANM, Francisco Sampaio e Rubens Belfort, além do Secretário Geral, o Acadêmico Omar Lupi.
Também foram convidados o Ministro de Estado de Minas e Energia, Alexandre Silveira; o Vice-governador do Estado de Minas Gerais, Mateus Simões; o Ministro do Tribunal de Contas da União, Antonio Anastasia; o Secretário de Saúde do Governo de Minas Gerais, Fábio Baccheretti; o Presidente da Academia Brasileira de Mastologia, Ezio Novais Dias; o Diretor da Academia Baiana de Medicina, Jadelson Andrade; e o Presidente da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), Eduardo Amaro.
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1982, Henrique Salvador se destaca como um dos principais especialistas em ginecologia e mastologia no Brasil. Após concluir sua residência no Hospital Mater Dei, ele se especializou em mastologia em instituições renomadas, incluindo Guys Hospital na Inglaterra e o University of Pittsburgh nos EUA.
Além de ser um dos membros da equipe responsável pelo primeiro bebê de proveta de Minas Gerais, também possui especialização em reprodução humana em universidades da Alemanha e Canadá. Desde 2023, o especialista preside o Conselho de Administração da Rede Mater Dei de Saúde, cargo que complementa sua trajetória como fundador e diretor da Unidade de Mastologia da mesma rede.
Com uma vasta experiência na área, é membro do Conselho de Ética da Sociedade Brasileira de Mastologia desde 1998 e ex-presidente da instituição. Também ocupa posições de destaque, como membro do Conselho Curador da Fundação Dom Cabral e titular da Academia Mineira de Medicina e da Academia Brasileira de Mastologia.
Ao longo de sua carreira, Henrique Salvador foi coordenador do serviço de ginecologia e obstetrícia da Rede Mater Dei e diretor do Centro de Estudos do hospital. Ele fundou e presidiu a Escola Brasileira de Mastologia, além de ser vice-presidente da Sociedade Mundial de Mastologia. Com mais de 1.200 participações em eventos nacionais e internacionais, também possui mais de 241 publicações, incluindo 12 livros nas áreas de ginecologia, mastologia e gestão.
Reconhecido por sua contribuição ao campo, recebeu prêmios como a Medalha de Honra da Inconfidência e o Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal de Belo Horizonte, além de ser destacado como um dos 100 profissionais mais influentes na área da saúde em diversas ocasiões. Salvador continua a ser uma figura central na promoção e desenvolvimento da saúde no Brasil.
Assista a solenidade completa clicando aqui.