Todos os anos, a cidade de Lindau, na Alemanha, recebe dezenas de laureados do Nobel e centenas de jovens cientistas de todo o mundo para promover um intercâmbio científico entre diferentes culturas e gerações. O evento, que alterna seus temas entre medicina, química e física, teve em 2023 como foco o prestigiado Prêmio Nobel de Medicina.
A seleção dos jovens cientistas é realizada pelas academias nacionais de cada país, sendo a Academia Brasileira de Ciências (ABC) a responsável por indicar os representantes brasileiros. As indicações, feitas por membros titulares da ABC, são avaliadas por uma comissão formada por outros membros, com base nos critérios estabelecidos pela Fundação Lindau.
Um dos cientistas brasileiros escolhidos para participar do evento de 2023 foi o Dr. Gustavo Rosa Gameiro, médico especialista em Oftalmologia e membro do Programa Jovens Líderes Médicos da Associação Nacional de Medicina (ANM). Em uma carta aberta após sua participação, ele destacou a importância do evento:
“Se tem uma das coisas que o espírito de Lindau nos inspirou é ser, de certa forma, inquietos e advogar pela ciência. Precisamos urgentemente instituir políticas de Estado (e não de governo) para valorizar a ciência brasileira.”
Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e com especialização em Educação em Saúde, o Dr. Gustavo Rosa Gameiro atualmente cursa doutorado em Oftalmologia na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Suas principais áreas de interesse incluem plástica ocular, biologia molecular e análise de imagens oftalmológicas.