Francisco José Barcellos Sampaio nasceu no Rio de Janeiro em 4 de outubro de 1954.
Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (1989).
Foi eleito membro Titular da Academia Nacional de Medicina em 19/08/1999, com apenas 15 anos de formado. Seu antecessor foi o Acadêmico José Maria Pinto Barcellos. Apresentou à Academia Nacional de Medicina a Monografia “Modificações Morfológicas e Bioquímicas do Gubernáculo durante a Migração do Testículo em Fetos Humanos”.
Tomou posse no dia 28/09/1999 tendo sido saudado pelo Acadêmico e ex-Presidente Sergio D’Avila Aguinága. A Comissão de Introdução ao plenário foi composta pelos Acadêmicos Fioravanti Alonso di Piero, Francisco Fialho, Mario Giorgio Marrano (Honorário), Roberto Soares de Moura, Gerson Cotta-Pereira e Fernando Pires Vaz. O Diploma foi entregue pelo Honorário Leônidas Cortes (Urologista mais antigo em atividade no País na ocasião).
A cerimônia foi presidida pelo Acadêmico Aloysio de Salles Fonseca, que fez magnífica saudação, como era do seu feitio, afirmando em um dado momento… “Duas personalidades distintas abraçando a mesma especialidade: Sergio Aguinága e Francisco Sampaio. E tão interessante e envolventes, são esses tutores da Urologia, que aqui tivemos e temos, um desfilar de Professores Titulares de Urologia de todo o País. Não me lembro nos meus muitos lustros de vida Acadêmica, ter tido a oportunidade de assistir a essa consagração dos Titulares da Especialidade a um novel Acadêmico. Não me recordo!Tenho certeza quase, que nos passos dessa Academia, nos últimos 50 anos, não tivemos tantos Professores Titulares da especialidade do recipiendário sentados à mesa da direção dos trabalhos. E sobraram alguns ainda no plenário!”.
É Professor Titular do Centro Biomédico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), por concurso público de provas e títulos, desde 1995, onde criou e coordena desde 1989 a Unidade de Pesquisa Urogenital (www.urogenitalresearch.org).
Pratica Urologia e possui Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia / Associação Médica Brasileira, por concurso de Provas e Títulos, desde 1987.
É Pesquisador 1A do CNPq (desde 1986, sem interrupção) e Cientista de Nosso Estado da FAPERJ.
Possui inserção na orientação de pós-graduação stricto sensu, tendo orientado e co-orientado, desde 1990, 49 alunos de Mestrado, 37 alunos de Doutorado e 3 Supervisões de Pós-Doutorado. Na graduação orientou mais de 100 bolsistas de Iniciação Científica, de agências oficiais de fomento à pesquisa.
Criou e coordena o Programa de Pós-Graduação em Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ (Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas – www.fisiocirurgiauerj.org), nota 5 da CAPES, e que representa uma integração excelente e profícua entre a Pesquisa Básica e várias Especialidades Cirúrgicas da UERJ, o que veio responder a um anseio antigo da comunidade acadêmica do Estado do Rio de Janeiro.
Foi Coordenador da Área de Medicina-III (Cirurgia) 2005-2007 e 2008-2011, CAPES / MEC. No período de 2004 – 2009 (disponível no Scimago), a área de Medicina-III passou no ranking de produção científica, da 17a. posição para a 8a. posição mundial.
Foi Editor Chefe do International Braz J Urol (www.brazjurol.com.br), revista oficial da Sociedade Brasileira de Urologia, de Janeiro de 2000 a Janeiro de 2010. No período a revista obteve todas as indexações (Scielo, PubMed e ISI/Web of Science) e passou a ser a revista número-1 no ranking das revistas de urologia, cirurgia e especialidades cirúrgicas na América Latina e Península Ibérica, tendo sido a 3ª revista de maior impacto em todas as especialidades médicas e biológicas no período.
É Membro do Corpo Editorial e Revisor ad-hoc de diversos periódicos internacionais de urologia, andrologia, cirurgia e morfologia nas áreas de rim, próstata, testículo, uretra, bexiga, litíase e oncologia.
Possui mais de 200 artigos científicos completos em revistas de circulação internacional, de impacto, indexadas no PubMed/Medline, um livro de Anatomia Urológica publicado nos EUA, New York, pela ThiemeVerlag, e dois livros publicados no Brasil sobre Anatomia Renal. Possui mais de 20 capítulos de livro no exterior e mais de 60 capítulos de livros no Brasil. Possui considerável captação de recursos, ininterrupta, há mais de 30 anos, junto às agências oficiais de financiamento à pesquisa.
É professor visitante em diversas instituições de ensino superior.
Tem experiência na área de Morfologia e Urologia, com ênfase nos seguintes temas: rim, próstata, pênis, testículo, bexiga, uretra.
Alguns Prêmios e Homenagens:
1986 – Prêmio “´Frederico Froes”, Academia Nacional de Medicina.
1987 -1ª. COLOCAÇÃO NA PROVA DE TÍTULO DE ESPECIALISTA pela Sociedade Brasileira de Urologia.
1987 – Prêmio e Medalha“Alberto Gentile”, pela Obtenção do 1o. lugar no Concurso para Título de Especialista em Urologia, Sociedade Brasileira de Urologia.
1994 – Título de Amigo da Marinha, Hospital Naval Marcílio Dias.
1995 – Filme Premiado – “Conservative Surgery in Renal Cell Carcinoma, Anatomical Basis for Polar Resection”, Video Urology Times (NY, USA).
1995 – Prêmio de 2º Melhor Filme com o vídeo intitulado “Ureteropelvic Junction Stenosis: Vascular Background For Safe Endopyelotomy”, 7th VideoUrology World Congress, Tipei, Taiwan, Republica da China.
1999 – PARANINFO – Residentes de Urologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
1999 – Prêmio Campos Freire (entre 1.100 Temas-Livre), XXVII Congresso Brasileiro de Urologia, RJ.
2000 – PROFESSOR VISITANTE, Disciplina de Urologia, Universidade Federal de São Paulo.
2000-2010 – EDITOR-IN-CHIEF,International Braz J Urol.
2001 – Melhor Trabalho “Characterization of Glycosaminoglycans in the Human Pênis”, VI Latin American Congresson Sexual Impotence, Rio de Janeiro, RJ.
2001 – Título e Medalha do Mérito Pedro Ernesto, Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
2002 – PROFESSOR VISITANTE, Disciplina de Urologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
2002 – PROFESSOR VISITANTE, Disciplina de Urologia, Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre.
2002 – Título e Medalha Tiradentes, Assembleia dos Deputados do Rio de Janeiro.
2003 – PROFESSOR VISITANTE, Disciplina de Urologia, Universidade Federal do Rio Grande Do Sul.
2003 – Moção, Unidade de Pesquisa Urogenital, Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
2004 – Melhor Trabalho experimental em Urologia, XVI Jornada Carioca de Urologia, Sociedade Brasileira de Urologia-Secção Rio de Janeiro.
2005 – PROFESSOR VISITANTE, Divisão de Urologia, Faculdade de Medicina, USP.
2005 – PARANINFO dos Formandos (Residentes e Pós-Graduandos – 2005) Disciplina de Urologia e Programa de Pós-Graduação em Urologia, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP.
2007 – Homenagem Especial, Patrono da III Maratona Urológica do Rio de Janeiro.
2007 – Prêmio – CISTOSCÓPIO DE OURO – pela Contribuição Acadêmica e Formação de Discípulos, Universidade de São Paulo – Divisão de Urologia da USP.
2008 – VISITING PROFESSOR, Division of Urology, University of Minnessota, USA.
2008 – VISITING PROFESSOR, Faculty of Medicine Ramathibodi Hospital, Mahidol University, Bankok, Thailand.
2008 – Phaitun Gojaseni Lecture, HONORARY SPEAKER, 20th Thai Urological Association, The Thai Urological Association under the Royal Patronage. Faculty of Medicine Ramathibodi Hospital.
2008 – Prêmio Análise em Medicina 2008, Revista Análise. Mais Admirados pelos colegas de Especialidades.
2008 – Prêmio Henrique Rupp – pela contribuição Acadêmica e Formação de Discípulos, Instituto Albarran de Urologia.
2009 – Homenagem Especial. XI Congresso Nacional de Cirurgia Experimental.
2010 – Homenagem pelo trabalho realizado como Coordenador de Área – Cirurgia, Comitê de Avaliação da Medicina III, CAPES / MEC.
2011 – Best Poster, 26th Annual Congress of the European Urological Association, Viena, Austria.
2011 – Medalha Juscelino Kubitschek, da Sociedade Brasileira de Urologia.
2013 – Best Poster, 28th Annual European Congress of Urology, Milan, Italy.
2013 – Melhor trabalho de pesquisa básica, XXXIV Congresso Brasileiro de Urologia.
2014 – Best Poster, 29th Annual European Congress of Urology, Stockholm, Sweden.
Durante toda a vida acadêmica (últimos 32 anos) promoveu a integração básico-clínica-cirúrgica. No CNPq, possui bolsa de produtividade em pesquisa, ininterruptamente, desde 1986, tendo sido respectivamente pesquisador 3-C, 3-B, 3-A, 2-C, 2-B, 2-A, 1-C, 1-B, 1-A. É pesquisador 1-A desde 2001.
É Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, Secção de Ciências Aplicadas à Medicina (Cad. 92) desde 1999.
Na Academia Nacional de Medicina foi 1º. Tesoureiro (2001-2003), Presidente da Secção de Ciências Aplicadas (2009-2011), 1º. Vice-Presidente (2013 – 2015).
Foi Presidente da Academia Nacional de Medicina (2015-2017) que há mais de 65 anos não era presidida por um Membro da Secção de Ciências Aplicadas à Medicina.
Número acadêmico: 602
Cadeira: 92 Isaac Werneck da Silva Santos
Membro: Titular
Secção: Ciencias aplicadas à Medicina
Eleição: 19/08/1999
Posse: 28/09/1999
Sob a presidência: Aloysio de Salles Fonseca
Saudado: Sergio d’Avila Aguinága
Antecessor: José Maria Pinto Barcellos
Número acadêmico: 602
Cadeira: 92 Isaac Werneck da Silva Santos
Membro: Titular
Secção: Ciencias aplicadas à Medicina
Eleição: 19/08/1999
Posse: 28/09/1999
Sob a presidência: Aloysio de Salles Fonseca
Saudado: Sergio d’Avila Aguinága
Antecessor: José Maria Pinto Barcellos
Francisco José Barcellos Sampaio nasceu no Rio de Janeiro em 4 de outubro de 1954.
Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (1989).
Foi eleito membro Titular da Academia Nacional de Medicina em 19/08/1999, com apenas 15 anos de formado. Seu antecessor foi o Acadêmico José Maria Pinto Barcellos. Apresentou à Academia Nacional de Medicina a Monografia “Modificações Morfológicas e Bioquímicas do Gubernáculo durante a Migração do Testículo em Fetos Humanos”.
Tomou posse no dia 28/09/1999 tendo sido saudado pelo Acadêmico e ex-Presidente Sergio D’Avila Aguinága. A Comissão de Introdução ao plenário foi composta pelos Acadêmicos Fioravanti Alonso di Piero, Francisco Fialho, Mario Giorgio Marrano (Honorário), Roberto Soares de Moura, Gerson Cotta-Pereira e Fernando Pires Vaz. O Diploma foi entregue pelo Honorário Leônidas Cortes (Urologista mais antigo em atividade no País na ocasião).
A cerimônia foi presidida pelo Acadêmico Aloysio de Salles Fonseca, que fez magnífica saudação, como era do seu feitio, afirmando em um dado momento… “Duas personalidades distintas abraçando a mesma especialidade: Sergio Aguinága e Francisco Sampaio. E tão interessante e envolventes, são esses tutores da Urologia, que aqui tivemos e temos, um desfilar de Professores Titulares de Urologia de todo o País. Não me lembro nos meus muitos lustros de vida Acadêmica, ter tido a oportunidade de assistir a essa consagração dos Titulares da Especialidade a um novel Acadêmico. Não me recordo!Tenho certeza quase, que nos passos dessa Academia, nos últimos 50 anos, não tivemos tantos Professores Titulares da especialidade do recipiendário sentados à mesa da direção dos trabalhos. E sobraram alguns ainda no plenário!”.
É Professor Titular do Centro Biomédico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), por concurso público de provas e títulos, desde 1995, onde criou e coordena desde 1989 a Unidade de Pesquisa Urogenital (www.urogenitalresearch.org).
Pratica Urologia e possui Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia / Associação Médica Brasileira, por concurso de Provas e Títulos, desde 1987.
É Pesquisador 1A do CNPq (desde 1986, sem interrupção) e Cientista de Nosso Estado da FAPERJ.
Possui inserção na orientação de pós-graduação stricto sensu, tendo orientado e co-orientado, desde 1990, 49 alunos de Mestrado, 37 alunos de Doutorado e 3 Supervisões de Pós-Doutorado. Na graduação orientou mais de 100 bolsistas de Iniciação Científica, de agências oficiais de fomento à pesquisa.
Criou e coordena o Programa de Pós-Graduação em Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ (Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas – www.fisiocirurgiauerj.org), nota 5 da CAPES, e que representa uma integração excelente e profícua entre a Pesquisa Básica e várias Especialidades Cirúrgicas da UERJ, o que veio responder a um anseio antigo da comunidade acadêmica do Estado do Rio de Janeiro.
Foi Coordenador da Área de Medicina-III (Cirurgia) 2005-2007 e 2008-2011, CAPES / MEC. No período de 2004 – 2009 (disponível no Scimago), a área de Medicina-III passou no ranking de produção científica, da 17a. posição para a 8a. posição mundial.
Foi Editor Chefe do International Braz J Urol (www.brazjurol.com.br), revista oficial da Sociedade Brasileira de Urologia, de Janeiro de 2000 a Janeiro de 2010. No período a revista obteve todas as indexações (Scielo, PubMed e ISI/Web of Science) e passou a ser a revista número-1 no ranking das revistas de urologia, cirurgia e especialidades cirúrgicas na América Latina e Península Ibérica, tendo sido a 3ª revista de maior impacto em todas as especialidades médicas e biológicas no período.
É Membro do Corpo Editorial e Revisor ad-hoc de diversos periódicos internacionais de urologia, andrologia, cirurgia e morfologia nas áreas de rim, próstata, testículo, uretra, bexiga, litíase e oncologia.
Possui mais de 200 artigos científicos completos em revistas de circulação internacional, de impacto, indexadas no PubMed/Medline, um livro de Anatomia Urológica publicado nos EUA, New York, pela ThiemeVerlag, e dois livros publicados no Brasil sobre Anatomia Renal. Possui mais de 20 capítulos de livro no exterior e mais de 60 capítulos de livros no Brasil. Possui considerável captação de recursos, ininterrupta, há mais de 30 anos, junto às agências oficiais de financiamento à pesquisa.
É professor visitante em diversas instituições de ensino superior.
Tem experiência na área de Morfologia e Urologia, com ênfase nos seguintes temas: rim, próstata, pênis, testículo, bexiga, uretra.
Alguns Prêmios e Homenagens:
1986 – Prêmio “´Frederico Froes”, Academia Nacional de Medicina.
1987 -1ª. COLOCAÇÃO NA PROVA DE TÍTULO DE ESPECIALISTA pela Sociedade Brasileira de Urologia.
1987 – Prêmio e Medalha“Alberto Gentile”, pela Obtenção do 1o. lugar no Concurso para Título de Especialista em Urologia, Sociedade Brasileira de Urologia.
1994 – Título de Amigo da Marinha, Hospital Naval Marcílio Dias.
1995 – Filme Premiado – “Conservative Surgery in Renal Cell Carcinoma, Anatomical Basis for Polar Resection”, Video Urology Times (NY, USA).
1995 – Prêmio de 2º Melhor Filme com o vídeo intitulado “Ureteropelvic Junction Stenosis: Vascular Background For Safe Endopyelotomy”, 7th VideoUrology World Congress, Tipei, Taiwan, Republica da China.
1999 – PARANINFO – Residentes de Urologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
1999 – Prêmio Campos Freire (entre 1.100 Temas-Livre), XXVII Congresso Brasileiro de Urologia, RJ.
2000 – PROFESSOR VISITANTE, Disciplina de Urologia, Universidade Federal de São Paulo.
2000-2010 – EDITOR-IN-CHIEF,International Braz J Urol.
2001 – Melhor Trabalho “Characterization of Glycosaminoglycans in the Human Pênis”, VI Latin American Congresson Sexual Impotence, Rio de Janeiro, RJ.
2001 – Título e Medalha do Mérito Pedro Ernesto, Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
2002 – PROFESSOR VISITANTE, Disciplina de Urologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
2002 – PROFESSOR VISITANTE, Disciplina de Urologia, Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre.
2002 – Título e Medalha Tiradentes, Assembleia dos Deputados do Rio de Janeiro.
2003 – PROFESSOR VISITANTE, Disciplina de Urologia, Universidade Federal do Rio Grande Do Sul.
2003 – Moção, Unidade de Pesquisa Urogenital, Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
2004 – Melhor Trabalho experimental em Urologia, XVI Jornada Carioca de Urologia, Sociedade Brasileira de Urologia-Secção Rio de Janeiro.
2005 – PROFESSOR VISITANTE, Divisão de Urologia, Faculdade de Medicina, USP.
2005 – PARANINFO dos Formandos (Residentes e Pós-Graduandos – 2005) Disciplina de Urologia e Programa de Pós-Graduação em Urologia, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP.
2007 – Homenagem Especial, Patrono da III Maratona Urológica do Rio de Janeiro.
2007 – Prêmio – CISTOSCÓPIO DE OURO – pela Contribuição Acadêmica e Formação de Discípulos, Universidade de São Paulo – Divisão de Urologia da USP.
2008 – VISITING PROFESSOR, Division of Urology, University of Minnessota, USA.
2008 – VISITING PROFESSOR, Faculty of Medicine Ramathibodi Hospital, Mahidol University, Bankok, Thailand.
2008 – Phaitun Gojaseni Lecture, HONORARY SPEAKER, 20th Thai Urological Association, The Thai Urological Association under the Royal Patronage. Faculty of Medicine Ramathibodi Hospital.
2008 – Prêmio Análise em Medicina 2008, Revista Análise. Mais Admirados pelos colegas de Especialidades.
2008 – Prêmio Henrique Rupp – pela contribuição Acadêmica e Formação de Discípulos, Instituto Albarran de Urologia.
2009 – Homenagem Especial. XI Congresso Nacional de Cirurgia Experimental.
2010 – Homenagem pelo trabalho realizado como Coordenador de Área – Cirurgia, Comitê de Avaliação da Medicina III, CAPES / MEC.
2011 – Best Poster, 26th Annual Congress of the European Urological Association, Viena, Austria.
2011 – Medalha Juscelino Kubitschek, da Sociedade Brasileira de Urologia.
2013 – Best Poster, 28th Annual European Congress of Urology, Milan, Italy.
2013 – Melhor trabalho de pesquisa básica, XXXIV Congresso Brasileiro de Urologia.
2014 – Best Poster, 29th Annual European Congress of Urology, Stockholm, Sweden.
Durante toda a vida acadêmica (últimos 32 anos) promoveu a integração básico-clínica-cirúrgica. No CNPq, possui bolsa de produtividade em pesquisa, ininterruptamente, desde 1986, tendo sido respectivamente pesquisador 3-C, 3-B, 3-A, 2-C, 2-B, 2-A, 1-C, 1-B, 1-A. É pesquisador 1-A desde 2001.
É Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, Secção de Ciências Aplicadas à Medicina (Cad. 92) desde 1999.
Na Academia Nacional de Medicina foi 1º. Tesoureiro (2001-2003), Presidente da Secção de Ciências Aplicadas (2009-2011), 1º. Vice-Presidente (2013 – 2015).
Foi Presidente da Academia Nacional de Medicina (2015-2017) que há mais de 65 anos não era presidida por um Membro da Secção de Ciências Aplicadas à Medicina.