A Academia Nacional de Medicina (ANM) e o Acadêmico Gilberto Schwartsmann inauguraram nesta quinta-feira (31) a Exposição Babel (IN)Finita, uma visita a parte do acervo do Acadêmico com curadoria de Facundo Sarmiento e ilustrações de Zoravia Bettiol. Essa é uma seleção de raridades e primeiras edições da coleção do Acadêmico, incluindo obras como “A epopeia de Gilgamesh”, “A Bíblia Sagrada”, “Ilíada”, “Em busca do tempo perdido” e “Ulisses”.
A exposição é um percurso através dos textos e olhares de Jorge Luis Borges, escritor argentino e admirado pelo Acad. Gilberto Schwartsmann, com espelhos e painéis hexagonais que remetem ao conto A Biblioteca de Babel, do livro Ficções (1944), em que o autor sugere que o universo é uma biblioteca infindável. As prateleiras contam com livros escritos por Borges, com grandes clássicos, como A Divina Comédia, Dom Quixote e Dom Casmurro, e obras brasileiras.
Entre Acadêmicos, familiares e convidados, o Acad. Schwartsmann explicou as suas inspirações para esse projeto e agradeceu a ANM pelo espaço para a realização da exposição. “O Presidente permitiu até que eu escolhesse o local aqui da Academia para fazer a exposição, e eu tinha a intenção inicial de mostrar uma coleção de um leitor, que é o meu caso, que contasse a história do cânone literário ocidental, desde os livros anteriores a Bíblia Sagrada até Ilíada e outras obras clássicas, e os tempos atuais”, contou o Acadêmico.
A Exposição Babel (IN)Finita tem entrada gratuita e estará na ANM até o dia 09 de novembro, de terça a sexta das 10h às 19h, e sábado e domingo das 10h às 17h.