Envelhecer com dignidade: Simpósio abre diálogo sobre o futuro da Gerontologia na ANM

18/10/2024
Acadêmicos Maurício Magalhães e Dr. Ricardo Farias – membro do Programa Jovens Lideranças Médicas

Na última quarta-feira, 16 de outubro, a Academia Nacional de Medicina, em parceria com o Cremerj, realizou um importante Simpósio intitulado “Gerontologia: importância do tema e oportunidades profissionais”. Coordenado pelo Comitê do Programa Jovens Lideranças Médicas (PJLM), o Simpósio contou com a organização do Acadêmico Maurício Magalhães, Honorário Nacional Alexandre Kalache e do Dr. Ricardo Farias (PJLM).

Quadro atual da Gerontologia e perspectivas futuras

O Honorário Nacional Alexandre Kalache abriu o Simpósio falando sobre o quadro atual da Gerontologia e suas perspectivas futuras. Além disso, abordou temas cruciais sobre a necessidade de inovação e pesquisa na área.

Honorário Nacional Alexandre Kalache abre Simpósio falando sobre o quadro atual da Gerontologia e suas perspectivas futuras

Já o Prof. Rodrigo Serafim, da disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina da UFRJ, destacou a importância da evolução da Gerontologia e Geriatria nas faculdades de medicina. “É fundamental que as universidades se preparem para os desafios que o envelhecimento da população impõe”, declarou.

Prof. Rodrigo Serafim, da disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina da UFRJ

Pesquisa e inovação em Gerontologia

Além disso, o evento trouxe discussões sobre empreendedorismo na Geriatria e abordagens multidisciplinares na investigação do envelhecimento cerebral, áreas consideradas promissoras e essenciais para o desenvolvimento de novas soluções no cuidado aos idosos. Especialistas convidados compartilharam experiências e conhecimentos, visando inspirar novas gerações de profissionais.

A participação no Simpósio proporcionou a estudantes e profissionais da área de saúde a oportunidade de se atualizarem sobre as tendências e desafios da Gerontologia, contribuindo para a construção de um futuro mais acolhedor e inovador para os idosos.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.