Em live, ANM discute os Impactos das Mudanças Climáticas para a saúde humana

02/07/2024
Prof. Paulo Artaxo durante a live Impactos das Mudanças Climáticas na Saúde Humana e Ecossistêmica.
Prof. Paulo Artaxo durante a live Impactos das Mudanças Climáticas na Saúde Humana e Ecossistêmica

Mais uma reunião do Grupo de Trabalho da Academia Nacional de Medicina (ANM) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), foi realizada na segunda-feira (01) para discutir a relação entre Saúde e Clima. Nesta edição, os Acadêmicos e convidados receberam o Prof. Paulo Artaxo. O tema desta live foi os Impactos das Mudanças Climáticas na Saúde Humana e Ecossistêmica e teve mediação do Acad. Antonio Egidio Nardi.

Atuante na área da Física, o Prof. Paulo Artaxo é autoridade no quesito poluição do ar. Seus interesses estão concentrados no meio ambiente, mudanças climáticas e aquecimento global. Para a live, ele inicia mostrando os impactos da saúde do planeta, os efeitos das ações humanas no sistema e os efeitos disso na saúde dos indivíduos. “Isso inclui a questão da qualidade da comida, qualidade do ar e qualidade da água, que é tão crítica para a questão da saúde, e também aspectos psicológicos e aspectos de estresse”, explicou o professor.

Professor Paulo Artaxo aborda o conceito de One Health. No qual, visa analisar a saúde das pessoas conectando com a saúde dos animais e do meio ambiente, com todo o ecossistema e atmosfera. E também como o aumento das emissões de gases está aumentando a temperatura média do planeta. Ele alerta que o planeta está, em média, 4º mais quente, com uma distribuição geográfica muito variável. “Nós não estamos mais lidando com um aumento de temperatura de 1,5º a 2º. No ponto de vista da ciência, isso já é absolutamente impossível”. 

O aumento da intensidade das chuvas e a frequência dos eventos climáticos extremos também é um reflexo das mudanças climáticas. Assim como a possibilidade de disseminação de novas pandemias e casos de doenças causadas pelo Aedes Aegypti. Por fim, ele finaliza mostrando as perspectivas futuras, ressaltando a necessidade de políticas multissetoriais e transnacionais. Além da adaptação dos Sistemas de Saúde para responder às emergências climáticas.

Em agosto, a ANM dará continuidade a esta discussão com o Simpósio Saúde e Clima. Organizado pelos Acadêmicos Flavio Kapczinski e Rubens Belfort e com participação do Prof. Paulo Artaxo, apresentando o tema As Mudanças Climáticas. Para mais informações, clique aqui. E para assistir a Live na íntegra, visite nosso canal no Youtube.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.