O Centro da Memória Médica (CMM) fará parte da 7ª Semana Nacional de Arquivos (SNA), entre os dias 3 e 9 de junho. O evento é organizado pelo Arquivo Nacional desde 2017 e tem o intuito de aproximar as instituições da sociedade, aumentar sua visibilidade e divulgar trabalhos desenvolvidos, atuando como um facilitador do acesso à informação, entre outros objetivos.
A SNA acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos, visando difundir e promover os arquivos brasileiros por meio da mobilização do setor. O tema deste ano é “Arquivos – Territórios de Vidas” e busca estimular reflexões e inspirar debates sobre ações e práticas arquivísticas por meio do diálogo entre instituições, sociedade e usuários.
Neste ano, o CMM irá participar pela primeira vez promovendo uma visita guiada à exposição Bicentenário da Independência: 200 anos da Medicina no Brasil, que acontecerá na segunda-feira dia 5 de junho às 15h até 18h. Com a entrada gratuita para o público e comunidade médica, almeja-se possibilitar o acesso ao conhecimento e cultura através do debate sobre a evolução da medicina a partir dos acervos expostos.
Esta exposição faz parte de um projeto em parceria com a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ), coordenado pelo Presidente Acadêmico Francisco Sampaio e ficará aberto até julho de 2023.
Para saber mais sobre os eventos que participarão da Semana Nacional de Arquivos, clique aqui.