Na última semana de março, a Academia Nacional de Medicina (ANM), a The Academy of Medical Sciences, da Inglaterra, e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) se reuniram para o Workshop de One Health realizado na sede da ANM no Rio de Janeiro. Presidido pelo Acadêmico Marcello Barcinski e o Professora Alisson Holmes, do Instituto Nacional de Pesquisa de Saúde do Reino Unido, o objetivo do evento foi reunir pesquisadores e, principalmente, formadores de políticas públicas para identificar as principais oportunidades e barreiras de pesquisa para a implementação bem-sucedida do conceito One Health em território brasileiro.
O evento aconteceu durante dois dias e a primeira sessão foi um entendimento atual sobre o conceito One Health, o seu desenvolvimento e o panorama do programa no Brasil. A segunda sessão separou os convidados em pequenos grupos de discussão e exercícios para que os participantes compartilhassem evidências, iniciativas, sucessos e os aprendizados do programa One Health no contextos das doenças infecciosas. A divisão foi feita pelos temas: políticas, presidido pelo Acadêmico Celso F. Ramos Filho; pesquisas, presidida pela Professora Helena Lage Ferreira; dados, presidida pelo Professor Nuno Faria; e envolvimento da comunidade, presidida pelo Professor Jean Segata.
Os grupos se mantiveram para a terceira sessão, mas o tópico de discussão foi a identificação de desafios a serem enfrentados com o intuito de oferecer um suporte melhor ao programa, com incidência nas doenças infecciosas. Ao fim do primeiro dia, os participantes puderam expor as conclusões dessas discussões em uma apresentação em grupo durante a quarta sessão.
No segundo dia de workshop, a sessão foi presidida pelo Acad. Marcello Barcinski e explorando o sucesso do programa One Health e destacando os esforços das pesquisas em andamento no país. O evento também contou com mais argumentações em grupo, apresentação dos resultados obtidos e uma discussão plenária para identificar as próximas etapas da pesquisa e das políticas.