Acadêmicos compartilham experiências marcantes em sessão especial da Academia Nacional de Medicina

15/04/2025

Nesta quinta-feira (10), a Academia Nacional de Medicina promoveu a sessão especial “Momentos que Impactaram na Minha Vida Profissional”, iniciativa organizada pelos acadêmicos José de Jesus Camargo e Maurício Magalhães Costa. O encontro reuniu alguns dos principais nomes da medicina brasileira, que compartilharam relatos emocionantes e decisivos em suas trajetórias profissionais.

Bancada Acadêmica composta pelo Secretário-geral e Acadêmico Omar Lupi; a Presidente da ANM e Acadêmica Eliete Bouskela; o organizador da Sessão e Acadêmico José de Jesus Camargo; além dos Ex-Presidentes da ANM e Acadêmicos Francisco Sampaio e Pietro Novellino.

Entre os participantes, o ex-presidente da ANM, Acadêmico Rubens Belfort, relembrou uma passagem marcante da época em que ainda era estudante de medicina.

Acadêmico Henrique Murad também relatou sobre decisão difícil em sua vida pessoal e profissional.

“Tive a oportunidade de trabalhar com Nelson Mendes, um grande imunologista de São Paulo. Um dia, ao sair do elevador, havia um enorme isopor à frente com a palavra ‘pense’. Em cada sala que entrávamos, essa mesma palavra estava escrita em diferentes idiomas. Aquilo foi obra do Nelson, que nos orientava a nunca deixar de pensar”, contou.

O Acadêmico Henrique Murad também emocionou os presentes ao relatar uma decisão difícil em sua vida pessoal e profissional. Segundo ele, uma proposta altamente vantajosa para retornar aos Estados Unidos — onde havia estudado e trabalhado por muitos anos — precisou ser recusada após uma tragédia familiar.

“Recebi uma proposta excelente para integrar um grupo que eu já conhecia, com um salário altíssimo e operando apenas dois pacientes por dia. Era tudo o que eu queria. Mas aconteceu um desastre: meu irmão morreu em um acidente de aviação aos 27 anos. Ao sair do cemitério e ver meus pais à frente, tristes e sem esperança, decidi enterrar aquela oportunidade junto com meu irmão. As nossas decisões não devem ser apenas médicas, mas também pessoais, familiares e sociais”, afirmou.

Outros Acadêmicos também tiveram a oportunidade de compartilhar momentos significativos de suas carreiras, trazendo relatos que marcaram suas jornadas na medicina. A proposta da sessão foi promover a troca de vivências que contribuíram para a formação e consolidação das carreiras desses profissionais, reforçando o valor da experiência compartilhada na medicina e inspirando as novas gerações.

Para assistir ao evento na íntegra, clique aqui e aqui.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.