Na sexta-feira, 27 de novembro de 2015, a Academia Nacional de Medicina foi palco do 1º Encontro das Ligas de Trauma e Cirurgia do Rio de Janeiro. Organizado pelos estudantes, com o apoio da Academia Nacional de Medicina, o evento teve programação bastante ampla e apresentações de alto nível proferidas por especialistas em Trauma e Emergência, pela manhã, e Cirurgia, à tarde. O Anfiteatro Miguel Couto ficou lotado por mais de 200 alunos das Faculdades de Medicina de Estácio de Sá, Souza Marques, UFF, UFRJ, Unigranrio, UNIRIO e Universidade Severino Sombra.
A Academia Nacional de Medicina e seu Presidente, Acadêmico Francisco J. B. Sampaio, foram representados pelos Acadêmicos Pietro Novellino, ex-Presidente da Instituição, e Carlos Antonio Barbosa Montenegro, designado Presidente das Ligas Estudantis da ANM. Em seus discursos, durante a Cerimônia de Abertura, ambos frisaram a importância da aproximação entre a ANM e a sociedade e destacaram que a Academia está de portas abertas para receber iniciativas dos alunos.
Antes do 1º Encontro das Ligas de Trauma e Cirurgia do Rio de Janeiro, a ANM recebeu, desde agosto de 2015, o 1º Encontro de Ligas Acadêmicas de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro e a 1ª Convenção Brasileira de Neuroligas. Além destas atividades de grande porte, ao longo do último semestre, outras diversas ações de ligas foram realizadas, como aulas, palestras e videoconferências.
Acadêmico Carlos Montenegro lança seu novo livro na ANM
Também no dia 27 de novembro, o Acadêmico Carlos Antonio Barbosa Montenegro lançou o livro “Emergências em Obstetrícia e Ginecologia”, escrito em parceria com os Profs. Cristos Pritsivelis, Antonio Braga, Laura Osthoff e Jorge de Rezende Filho. Durante o intervalo do 1º Encontro das Ligas de Trauma e Cirurgia do Rio de Janeiro, o Acadêmico Montenegro e outros autores receberam convidados e admiradores do trabalho. Após o lançamento oficial, um exemplar foi sorteado entre os participantes do encontro de estudantes.