O dia 29 de outubro de 2015 foi histórico para a Academia Nacional de Medicina.
Pela primeira vez, fruto do trabalho de muitos e na gestão do Presidente Francisco Sampaio, realizou-se a transmissão ao vivo para a cidade de São Paulo de uma Sessão Ordinária da Academia Nacional de Medicina.
Esta Sessão fazia parte do Simpósio “Depressão de Difícil Tratamento”, organizado pelos Acadêmicos Jorge Alberto Costa e Silva, Adolpho Hoirisch e Antonio Egidio Nardi, contou como convidados os eminentes especialistas em Psiquiatria, Profs. Marco Antônio Brasil (UFRJ), José Carlos Appolinário (UFRJ) e Ricardo Moreno (USP).
Em São Paulo, no INCOR-USP, a videoconferência, coordenada pelo Acadêmico Fábio Jatene, reuniu vários outros Acadêmicos, como José Eduardo Sousa, José Osmar Medina, Mauricio Rocha e Silva, Samir Rasslan, Sergio Bydlowski, Silvano Raia e, ainda, o ex-Presidente Marcos Moraes, que se encontrava naquela cidade.
Além disso, Acadêmicos de outros estados compareceram à ANM na tarde de ontem, como João Pedro Escobar Marques-Pereira (RS), José Luiz Gomes do Amaral (SP) e Rubens Belfort Jr. (SP).
Desta forma, a intenção de se ampliar a possibilidade de uma participação direta de Acadêmicos residentes em outros estados foi efetivamente conseguida e esperamos estender esta rede a outras cidades onde residem Acadêmicos.
Os sistemas de som e imagem funcionaram perfeitamente e esta experiência inicial certamente irá nos possibilitar um maior aperfeiçoamento visando a última reunião do ano de 2015, quando, novamente com sistema de videoconferência, irá acontecer o Simpósio “O Direito de Morrer”, que vem sendo cuidadosamente organizado pelos Acadêmicos Daniel Tabak e José de Jesus Camargo.Parabéns a todos que possibilitaram esta interatividade e, em especial, ao Presidente Francisco Sampaio, ao Acadêmico Fábio Jatene, aos funcionários da Academia nacional de Medicina e a outros colaboradores em SP.