Academia Nacional de Medicina coorganiza workshop internacional sobre pesquisa clínica na América Latina

12/12/2024

Nos dias 11 e 12 de dezembro, foi realizada a “Global Clinical Research Pathways: Latin America Evidence Gathering Workshop”, evento realizado na Academia Nacional de Medicina (ANM), em parceria com a The Academy of Medical Sciences e a Academia Brasileira de Ciências. Sob a liderança do professor Marcello Barcinski, membro da ANM, a conferência reuniu especialistas de toda a América Latina para discutir os caminhos da carreira em pesquisa clínica nas instituições de saúde e ensino.

Professores Francisco Becerra-Posada (consultor em saúde pública e políticas de saúde do México, Marcello Barscinski (membro da Academia Nacional de Medicina) e Dr. Claudio F. Lanata (Instituto de Pesquisa Nutricional do Peru).

O workshop faz parte de um projeto maior, financiado pelo International Science Partnership Fund (ISPF), do Departamento de Ciência, Inovação e Tecnologia do Governo do Reino Unido, que visa fortalecer os percursos profissionais de pesquisa clínica em países de baixa e média renda (LMICs), incluindo regiões da Ásia, África e América Latina.

Fortalecimento institucional e compartilhamento de conhecimento

O projeto global se concentra no fortalecimento das instituições envolvidas na pesquisa clínica – como universidades, centros de pesquisa e hospitais –, visando construir capacidade institucional que apoie carreiras sustentáveis e localmente relevantes. Ao longo dos dois dias de workshop, os participantes discutiram como as instituições da América Latina podem superar barreiras, preencher lacunas e explorar oportunidades para melhorar os percursos de carreira dos profissionais da área.

Entre os principais objetivos do evento estava o de reunir evidências e melhores práticas regionais, além de fomentar o intercâmbio de conhecimento entre os especialistas da América Latina e de outras partes do mundo. Os debates também abordaram como políticas públicas e institucionais podem contribuir para a criação de trajetórias mais sólidas para os pesquisadores clínicos, promovendo um ambiente que favoreça o desenvolvimento de suas carreiras.

Resultados esperados e Impacto Global

As discussões do workshop na América Latina irão compor o relatório geral do projeto, que também terá contribuições da África e da Ásia. A expectativa é que este ofereça uma base sólida para o desenvolvimento de recomendações globais e regionais que fortaleçam as carreiras de pesquisa clínica, ampliando a capacidade das instituições de formar e reter talentos no setor.

Ao incentivar a troca de experiências entre países e regiões, o projeto visa não apenas aprimorar os percursos profissionais em pesquisa clínica, mas também promover a equidade e o avanço da ciência médica em diferentes contextos e realidades socioeconômicas.

Confira alguns registros do evento a seguir:

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.