Na tarde de quinta-feira, dia 08 de outubro de 2015, por indicação do Presidente Francisco J. B. Sampaio, e após terem sido aclamados na Reunião de Diretoria do dia 24 de setembro de 2015, os Acadêmicos Eméritos e Titulares concederam em plenário, também por aclamação, o título de Benemérito da Academia Nacional de Medicina ao Dr. Pedro Grossi Junior, Presidente do Jornal do Brasil, e ao Dr. Maurício de Castilho Dinepi, Presidente do Jornal do Commercio, da Rádio Tupi e da Rádio Nativa.
O Presidente Francisco Sampaio ressaltou as excepcionais qualificações do advogado Pedro Grossi Junior e do economista e publicitário Maurício de Castilho Dinepi.
Ressaltou ainda o que diz o Estatuto e Regimento:
Art. 123 – A Academia distinguirá as pessoas que concorrerem de forma excepcional para o seu engrandecimento, com os seguintes títulos: Grande Benfeitor, Benfeitor e Benemérito.
§ 1º O título de Grande Benfeitor e o de Benfeitor serão concedidos às pessoas, físicas ou jurídicas, que doarem valiosos recursos materiais à Academia, e o de Benemérito à que lhe prestarem relevantes serviços.
§ 2º As propostas para a concessão desses títulos caberão à Diretoria e, devidamente justificadas, serão levadas ao plenário, que decidirá sobre elas, em sessão especialmente convocada e a que estejam presentes, no mínimo, 20 (vinte) membros, Titulares ou Eméritos.
Art. 124 – Quando assistirem as sessões, os Grandes Benfeitores, os Benfeitores e os Beneméritos terão assento nas poltronas acadêmicas e as pessoas gradas e estranhas à Academia, em lugar especial.
O Presidente Francisco Sampaio ressaltou ainda que o Dr. Pedro Grossi Junior e o Dr. Mauricio de Castilho Dinepi são grandes amigos de nossa Instituição e que, entre diversas contribuições, têm colaborado intensamente e despretensiosamente com a Academia Nacional de Medicina, abrindo espaço semanalmente no Jornal do Brasil e no Jornal do Commercio, respectivamente, ajudando a divulgar as atividades de nossa Academia.