Produção de Vacinas no Brasil: Problemas, Perspectivas e Desafios Estratégicos
O Brasil, atualmente, é uma das maiores referências mundiais na produção de vacinas, sendo um dos países que mais distribuem este produto gratuitamente. Além de oferecer 25 tipos de vacinas – cerca de 95% destas de produção nacional – para sua população, o Brasil ainda exporta vacinas para mais de 70 países, com destaque para África.
A vacinologia é uma disciplina cuja abrangência vai desde os fundamentos imunológicos de identificação de antígenos protetores até a análise de processos de produção, distribuição e controle de qualidade de vacinas. Apesar dos êxitos alcançados pelo Brasil nesta disciplina, ainda existem problemas e dificuldades a serem superados.
Diante deste cenário, a Academia Brasileira de Ciências, através de seu Grupo de Estudos sobre Imunobiológicos e Indústria e em parceria com a Academia Nacional de Medicina, promoverá em sua sede, nos dias 16 e 17/12/2013, o Simpósio “Produção de Vacinas no Brasil: Problemas, Perspectivas e Desafios Estratégicos”.
O principal objetivo do encontro é discutir problemas relacionados à produção nacional de vacinas, com ênfase na geração de novos produtos vacinais, no aperfeiçoamento dos já existentes e no estabelecimento de estratégias para a avaliação de seus mecanismos de ação e eficácia vacinal.
O Simpósio contará com a participação de pesquisadores de importantes instituições da área, como a Fiocruz e o Instituto Butantan, além de representantes do Ministério da Saúde e de acadêmicos de grandes universidades brasileiras.
Programação do Simpósio (ver anexo)http://www.anm.org.br/arquivos/1005125/Simpósio de Vacinas no Brasil.pdf
As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Para garantir sua presença, envie um e-mail para vacinas@abc.org.br, constando:
Assunto: Simpósio Produção de Vacinas
NomeInstituiçãoCargo/Função