O Dr. Manoel Rêgo Macedo doutorou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia.
Foi nomeado, por Decreto de 12 de outubro de 1845, Cirurgião Ajudante do Corpo de Artilharia da Marinha a servir desde essa data no Hospital da Marinha. Sendo dissolvido o corpo de artilharia da marinha e criado o de fuzileiros navais em 1848 continuou a servir no hospital da marinha no Corpo de Fuzileiros Navais.
Também serviu como 1º Cirurgião do Corpo de Saúde da Armada em 1851 e no ano seguinte foi transferido para o Corpo de Saúde do Exército com a graduação de Capitão.
Mais tarde esteve na Europa como membro de uma comissão para estudar a organização dos Hospitais Militares e serviços anexos, a fim de aplicar melhorias no Brasil.
Foi eleito Membro Titular da Academia Nacional de Medicina em 1859, apresentando a Memória intitulada “Algumas considerações sobre os alimentos”.
Em 1866, o Dr. Manoel do Rego Macedo tomou para si a tarefa de levar a cabo o empreendimento para a criação da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa. Para esse fim promoveu uma subscrição pública, na qual tinha lugar ricos e pobres, organizou quermesses e solicitou do governo e dos consignatários das barcas os favores de transporte de que podiam dispor.
Conseguiu levantar a soma próxima de 20 contos de réis, que utilizou para comprar do Comendador João Thomaz, o prédio em que foi instalada a Santa Casa e ainda se localiza até os dias atuais. Com o título da compra legalizado, o Hospital foi inaugurado em 1867 com o nome de Santa Casa e os Auspícios de Santa Isabel.
Recebeu o título de Comendador da Ordem da Rosa graças aos serviços prestados a cidade de Petrópolis.
Faleceu em 14 de abril de 1878, na cidade de Petrópolis.