Nesta quinta-feira (10), a Academia Nacional de Medicina promoveu a sessão especial “Momentos que Impactaram na Minha Vida Profissional”, iniciativa organizada pelos acadêmicos José de Jesus Camargo e Maurício Magalhães Costa. O encontro reuniu alguns dos principais nomes da medicina brasileira, que compartilharam relatos emocionantes e decisivos em suas trajetórias profissionais.
Entre os participantes, o ex-presidente da ANM, Acadêmico Rubens Belfort, relembrou uma passagem marcante da época em que ainda era estudante de medicina.
“Tive a oportunidade de trabalhar com Nelson Mendes, um grande imunologista de São Paulo. Um dia, ao sair do elevador, havia um enorme isopor à frente com a palavra ‘pense’. Em cada sala que entrávamos, essa mesma palavra estava escrita em diferentes idiomas. Aquilo foi obra do Nelson, que nos orientava a nunca deixar de pensar”, contou.
O Acadêmico Henrique Murad também emocionou os presentes ao relatar uma decisão difícil em sua vida pessoal e profissional. Segundo ele, uma proposta altamente vantajosa para retornar aos Estados Unidos — onde havia estudado e trabalhado por muitos anos — precisou ser recusada após uma tragédia familiar.
“Recebi uma proposta excelente para integrar um grupo que eu já conhecia, com um salário altíssimo e operando apenas dois pacientes por dia. Era tudo o que eu queria. Mas aconteceu um desastre: meu irmão morreu em um acidente de aviação aos 27 anos. Ao sair do cemitério e ver meus pais à frente, tristes e sem esperança, decidi enterrar aquela oportunidade junto com meu irmão. As nossas decisões não devem ser apenas médicas, mas também pessoais, familiares e sociais”, afirmou.
Outros Acadêmicos também tiveram a oportunidade de compartilhar momentos significativos de suas carreiras, trazendo relatos que marcaram suas jornadas na medicina. A proposta da sessão foi promover a troca de vivências que contribuíram para a formação e consolidação das carreiras desses profissionais, reforçando o valor da experiência compartilhada na medicina e inspirando as novas gerações.