Aconteceu nesta quinta-feira (24) a terceira eleição plenária do Biênio 2024-2025, consagrando a entrada do Professor Henrique Moraes Salvador Silva à Academia Nacional de Medicina (ANM). Ele concorria a vaga de Membro Titular da Cadeira nº 61, Secção de Cirurgia, tendo como Patrono Luís da Cunha Feijó.
Foram um total de 74 votos, sendo 57 votos presenciais e 17 por correspondência. Ele sucederá o Acadêmico Alcino Lázaro da Silva, que faleceu em março de 2022. “Uma honra muito grande o que está acontecendo hoje, que é a minha eleição para Academia Nacional de Medicina, um sonho antigo que se torna realidade e uma honra maior ainda poder suceder o Professor Alcino Lázaro na Cadeira nº 61. Com certeza irei me dedicar da melhor maneira possível”, comemorou.
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1982, Henrique Salvador se destaca como um dos principais especialistas em ginecologia e mastologia no Brasil. Após concluir sua residência no Hospital Mater Dei, ele se especializou em mastologia em instituições renomadas, incluindo Guys Hospital na Inglaterra e o University of Pittsburgh nos EUA.
Além de ser um dos membros da equipe responsável pelo primeiro bebê de proveta de Minas Gerais, também possui especialização em reprodução humana em universidades da Alemanha e Canadá. Desde 2023, o especialista preside o Conselho de Administração da Rede Mater Dei de Saúde, cargo que complementa sua trajetória como fundador e diretor da Unidade de Mastologia da mesma rede.
Com uma vasta experiência na área, é membro do Conselho de Ética da Sociedade Brasileira de Mastologia desde 1998 e ex-presidente da instituição. Também ocupa posições de destaque, como membro do Conselho Curador da Fundação Dom Cabral e titular da Academia Mineira de Medicina e da Academia Brasileira de Mastologia.
Ao longo de sua carreira, Henrique Salvador foi coordenador do serviço de ginecologia e obstetrícia da Rede Mater Dei e diretor do Centro de Estudos do hospital. Ele fundou e presidiu a Escola Brasileira de Mastologia, além de ser vice-presidente da Sociedade Mundial de Mastologia. Com mais de 1.200 participações em eventos nacionais e internacionais, também possui mais de 241 publicações, incluindo 12 livros nas áreas de ginecologia, mastologia e gestão.
Reconhecido por sua contribuição ao campo, recebeu prêmios como a Medalha de Honra da Inconfidência e o Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal de Belo Horizonte, além de ser destacado como um dos 100 profissionais mais influentes na área da saúde em diversas ocasiões. Salvador continua a ser uma figura central na promoção e desenvolvimento da saúde no Brasil.
Na ocasião, a ANM elegeu três novos Honorários Nacionais: Paulo Roberto Savassi Rocha, Antônio Roberto Chacra e Deise Rosa de Boni Monteiro de Carvalho.
A outorga do título de Honorário é um reconhecimento a profissionais da área de saúde, que se destacam por seu notório saber. Ele conferido àqueles cujas realizações têm contribuído para o engrandecimento da medicina e que são consideradas de efetivo valor para a humanidade.
Com essa eleição, a Academia reafirma seu compromisso em homenagear e reconhecer as trajetórias excepcionais de profissionais que têm feito a diferença no campo da saúde.