No dia 15 de outubro, o Acadêmico Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro foi homenageado com a Medalha Virginia Schall de Mérito Educacional, de 2024 (na sua sétima edição), durante cerimônia realizada no auditório do Museu da Vida, na Fiocruz, Rio de Janeiro. A premiação, considerada a mais alta honraria educacional da Instituição, reconheceu sua trajetória notável no campo da educação em saúde.
Maria de Fátima Ferreira da Cruz, pesquisadora da Fiocruz e sua colega de laboratório, apresentou o Professor Daniel-Ribeiro durante a solenidade, destacando sua carreira e a importância da medalha, que é concedida a poucos. “Este é um momento de emoção e alegria, um reconhecimento e a coroação da carreira deste grande amigo, educador e professor”, declarou.
O presidente da Fiocruz, Mário Moreira, também expressou sua honra em homenageá-lo, afirmando que a medalha celebra tanto a memória de Virgínia Schall quanto aqueles que a representam na educação.
Em seu discurso, o Acadêmico expressou gratidão pela medalha, enfatizando que “ninguém tem esse reconhecimento como resultado de uma carreira solo”. Ele relembrou sua interação com Virgínia Schall e a importância de aproximar ciência e sociedade. “Hoje, sinto-me honrado em ser o sétimo laureado desta medalha que carrega seu nome e seu espírito de inovação,” disse ele.
Indicada pelo Programa de pós-graduação em Biologia Parasitária do IOC, sua candidatura destacou seu comprometimento com a formação de novas gerações e seu papel na pesquisa científica no Brasil e no exterior. Como imunoparasitologista, Professor Daniel-Ribeiro tem contribuído para avanços significativos no estudo da malária e na promoção do ensino da Biologia Parasitária.
A Medalha Virginia Schall de Mérito Educacional é destinada a reconhecer o esforço educacional de servidores da Fiocruz que se destacam pela relevância de sua trajetória acadêmica, sempre promovendo valores e excelência no ensino.
Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro é um dos principais estudiosos da malária no Brasil e no mundo. Chefe do Laboratório de Pesquisa em Malária do IOC e coordenador do Centro Nacional de Referência em Malária, é também Pesquisador Titular da Fiocruz e do CNPq. Sua carreira é marcada por prêmios e reconhecimentos, incluindo os títulos de Cavaleiro das Palmas Acadêmicas do governo francês; o de Doutor Honoris causa da Universidade Nova de Lisboa, a Medalha Henrique Aragão da Fiocruz, e o de Cientista do Nosso Estado pela Faperj.
Além de sua atuação como pesquisador, é também professor no Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária do IOC e membro de diversas Academias prestigiadas, como as Academias Nacionais de Medicina do Brasil e da França e as Academia de Medicina do Rio de Janeiro e a Fluminense de Letras. Sua influência se estende internacionalmente, tendo sido Presidente da Federação Internacional de Medicina Tropical.
Com mais de 290 publicações (mais de 200 indexadas no PubMed), sua pesquisa foca na imunidade contra a malária e as malárias zoonótica e experimental, além de explorar temas como imunomodulação de déficits comportamentais da malária. Ao longo de sua carreira, também se dedicou a iniciativas de divulgação científica, como o projeto “Academia na Escola,” que aproxima jovens do universo científico. Sua paixão pela ciência e pela educação tem deixado um legado inspirador na Fiocruz e na pesquisa em saúde, fortalecendo a formação de futuras gerações.
Assista a cerimônia completa por meio deste link.