Na última sexta-feira (04), o Dr. Francisco Nicanor Araruna Macedo se juntou ao hall dos imortais da Academia Nacional de Medicina (ANM) ao ser empossado Membro Titular na Cadeira Nº 77 na Secção de Cirurgia, antecedido pelo Acadêmico Hildoberto Carneiro de Oliveira, falecido em junho de 2020, e do Patrono Jesuíno Carlos de Albuquerque. Na sua Comissão de Honra estiveram presentes o Ex-Presidente Acad. Pietro Novellino e os Acadêmicos Rossano Fiorelli, Mônica Gadelha, Carlos Giesta, Claudio Tadeu Daniel-Ribeiro e Fernando Vaz. Para saudá-lo, o escolhido foi o Acadêmico Celso Portela, seu amigo de longa data.
Para a Mesa Diretora de Solenidade o Presidente Acad. Francisco Sampaio convidou: os Exs-Presidentes Acad. Pietro Novellino e Acad. Rubens Belfort Jr.; Rosemberg Macedo, Prefeito de Missão Velha, Ceará; Dr. João Macedo Coelho Filho, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará; Dr. Alberto Schanaider, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Dr. Waldemar Naves do Amaral, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás; Dr. Antonio Macedo Dacri, Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Diretor da Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; e Dr. Luiz Antonio Teixeira Junior, Secretário de Estado de Saúde.
O Acadêmico Celso Portela foi o responsável por saudar o Novel Acadêmico. Dr. Nicanor é seu amigo pessoal de longa data e menciona isso em seu discurso, ressaltando a importância da família, esposa e filhos em sua carreira e na escolha de cursar medicina. O Acadêmico menciona os principais feitos da carreira do novo Membro Titular, sua ida para o Canadá e magnífica atuação no ensino médico. “Nicanor possui o dom de saber lidar com as aflitivas situações emocionais que cerca os familiares”, afirmou o Acadêmico. “Fazer parte do elenco de notáveis desta casa, o mais antigo centro e cultura do país, com quase 200 anos de atividades ininterruptas, é o sonho de muitos e privilégio de poucos”, disse ao finalizar a sua saudação.
O Novel Acadêmico Francisco Nicanor é o primeiro cirurgião pediátrico e o 13º cearense a adentrar na ANM, e ao iniciar o seu discurso, revela estar vivendo a realização de um sonho. Ele aborda a história da Academia, as Sessões Científicas e a sua importância para a comunidade científica, mencionando as notas oficiais publicadas pelo Corpo Acadêmico sobre o cigarro eletrônico e o tratamento com ozonioterapia. Dr. Nicanor relata que acompanhou as formalidades da ANM nos últimos cinco anos, tendo a oportunidade de se apresentar em simpósios e publicar um artigo científico em uma edição dos Anais da ANM. “Aquilo que inicialmente achava que era apenas um sonho inalcançável, passou a transitar dentro de mim como uma possibilidade”, contou o Novel.
Seguindo o protocolo, o Novel Acadêmico agradece a sua Comissão de Honra, dissertando sobre a carreira de cada um dos membros da mesma. Ele também homenageia os membros antecessores da Cadeira Nº 77 e as mulheres que fazem parte da instituição. Dr. Nicanor aborda a importância do Sistema Único de Saúde, principalmente na formação de novos alunos e pelo programa de residência médica. Ao finalizar, o Novel recita um lindo cordel, fazendo alusão às suas raízes nordestinas.
Para assistir a Sessão na íntegra, clique aqui.