Na última quinta-feira (03) a Academia Nacional de Medicina (ANM) adicionou dois novos Membros Titulares ao seu quadro de Imortais em mais uma eleição emocionante, com 67 votos presenciais e 21 por correspondência. Foram eleitos a Drª Fernanda Freire Tovar Moll para a Cadeira Nº 18, vaga pelo falecimento do Acadêmico Glaciomar Machado, e o Dr. Alberto Schanaider para a Cadeira Nº 71, vaga pelo falecimento do Acadêmico Hiram Silveira Lucas.
Drª Fernanda Freire Tovar Moll é a décima primeira mulher a adentrar na ANM. Ela é Presidente do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa (IDOR) e pesquisadora colaboradora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), formada em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com mestrado em Ciências Morfológicas, residência com especialização em radiologia, ambos pela UFRJ, e pós-doutorado no National Institutes of Health. Drª Fernanda ocupará a Cadeira Nº 18 na Secção de Medicina, antecedida pelo Acad. Glaciomar Machado, que faleceu em agosto de 2021, e do Patrono Garfield Augusto Perry de Almeida.
Dr. Alberto Schanaider é o diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ e Professor Titular do Departamento de Cirurgia. Ele fez a graduação, residência médica, mestrado e doutorado em cirurgia geral pela UFRJ, e foi editor da Revista Acta Cirúrgica Brasileira e revisor de diversas revistas médico-científicas. O Dr. Schanaider ocupará a Cadeira Nº 71 na Secção de Cirurgia, antecedida pelo Acad. Hiram Silveira Lucas, que faleceu em setembro de 2020, e do Patrono José Antonio de Abreu Fialho.