Na última sexta-feira (21) o Professor Rolf Gemperli foi empossado Membro Titular da Academia Nacional de Medicina (ANM) na presença de amigos, familiares e autoridades. Ele ocupará a Cadeira Nº 35 na Secção de Cirurgia, vaga pelo falecimento do Acadêmico Ernani Vitorino Aboim Silva, falecido em junho de 2020, e do Patrono José Thompson Motta. A sua Comissão de Honra foi formada pelos Acadêmicos Talita Franco, Fernando Vaz, Celso Portella, Jacob Kligerman, Samir Rasslan e Carlos Giesta, e foi saudado pelo Acadêmico José Horácio Aboudib.
Para compor a Mesa Diretora de Solenidade, o Presidente Acad. Francisco Sampaio convocou o Ex-Presidente Acad. Pietro Novellino, o Deputado Federal Arlindo Chinaglia, os Acadêmicos José Luiz Gomes do Amaral, Presidente da Associação Paulista de Medicina, e Marcelo Morales, Assessor do Senado Federal, o Ex-Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, os Ex-Presidentes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) Dr. Denis Calazans e Dr. José Tarik, o Presidente em Exercício da SBCP Dr. Volney Pitombo, e o Presidente da SBCP Regional – Rio de Janeiro, Dr. Leandro Pereira.
O discurso de saudação foi feito pelo Acadêmico José Horácio Aboudib, um colega de especialidade e amigo pessoal do Novel Acadêmico, que mencionou a sua longa trajetória juntos, desde a época de faculdade e especialização. Ele contou a história da Academia e a importância da Instituição para o país, principalmente no período Imperial, e ressaltou os feitos da carreira do Prof. Rolf Gemperli, compartilhando até mesmo histórias sobre terem presenciado um terremoto em Tawian e pilotado uma BMW no trânsito de São Paulo. Ao finalizar, o Acadêmico Aboudib agradece e afirma: “Pra mim é uma grande honra recebê-lo como Membro Titular da Academia Nacional de Medicina. Querido Rolf, vamos continuar caminhando juntos em mais essa etapa da nossa vida.”
Na realização do seu discurso, o Novel Acadêmico Rolf Gemperli inicia afirmando: “Hoje, posso afirmar sem falsa modéstia, que estou participando com os senhores Acadêmicos, o ápice de minha carreira profissional e acadêmica”. Ele conta sobre como achava que fazer parte do Corpo Acadêmico da ANM era um sonho distante e inalcançável, e relata como foi o seu primeiro contato na casa, as tradições, a sua campanha à Membro Titular e a história da ANM, como manda a tradição. Ele homenageia os ocupantes anteriores da Cadeira Nº 35, os Membros que compuseram a sua comissão e os cirurgiões plásticos que passaram pela Academia. Ao abordar o futuro na medicina, Prof. Gemperli expôs a sua preocupação com a abertura demasiada de escolas médicas no Brasil, o número de vagas, a oferta de programas de residência e a projeção para o futuro dos cursos de medicina. Ele finaliza o discurso agradecendo a presença dos amigos e família, afirmando que eles são “a entidade mais significativa de um indivíduo”.