A ANM se fez representar no ECAM com a participação de três Acadêmicos: José Carlos do Valle, Carlos Eduardo Brandão e Ricardo Cruz que proferiram conferências, respectivamente, sobre: “Síndromes Paraneoplásicas”; “Mitos, Lendas e Fatos: O Fígado no Cenário Atual da Medicina” e “As Humanidades na Medicina: A Relação Médico-Paciente”. Antes de cada conferência, um dos membros da comissão organizadora citava alguns dos principais títulos de cada um dos oradores e, em seguida, um breve relato sobre a história da ANM e suas finalidades. Presentes cerca de 800 estudantes de Medicina de diversos pontos do país e vários médicos ligados à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG). O principal orientador dos estudantes na organização do evento foi o Prof. Celmo Celeno Porto, Professor Emérito de Clínica Médica e Cardiologia da (UFG) e Honorário Nacional da ANM, que há 31 anos está à frente desse extraordinário encontro.
Os Acadêmicos da ANM participaram, ainda, de atividades sociais com a presença de vários professores da UFG, com destaque para os Drs. Celmo Celeno Porto, Waldemar Amaral, Prof. Titular de Ginecologia e Obstetrícia e Marcos Ávila, Prof. Titular de Oftalmologia. No sábado, após a conferência do Acadêmico Ricardo Cruz, os Acadêmicos foram levados pelo Prof. Marcos Ávila para conhecer o Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos (CBCO)/Hospital de Olhos. Um grande empreendimento, modernamente equipado com toda a tecnologia possível, bem estruturado e muito confortável. Em seguida, o Prof. Marcos Ávila guiou os Acadêmicos para conhecerem seu serviço de oftalmologia na universidade – muito bem estruturado, amplo e dotado de todos os recursos. Os Acadêmicos relataram com entusiasmo a forma como a liderança, prestígio e visão pode propiciar algo tão funcional e pleno de recursos no serviço público.
O périplo prosseguiu para a periferia de Goiânia para vermos o “Mutirão” organizado pela prefeitura de Goiânia, tendo à frente o prefeito Íris de Rezende. Uma grande multidão recebendo múltipla assistência em todos os aspectos sociais como emissão de documentos, vacinação, atendimento ambulatorial em várias especialidades médicas, com destaque para a oftalmologia sob a direção do Prof. Ávila. Os representantes da Academia Nacional de Medicina ficaram impressionados com a organização do programa e todas as pessoas inquiridas demonstravam satisfação pelo atendimento. As visitas foram encerradas na magnífica residência do nosso anfitrião, Prof. Marcos Ávila, onde foi servido um explêndido almoço com toda a sua simpática família reunida.
Esta participação da Academia no centro-oeste foi, sem dúvida, muito produtiva, e certamente abrirá portas para a realização de encontros semelhantes em outras regiões do país, como parte das atividades do Núcleo de Relações Institucionais Nacional.