Durante a Sessão Plenária do Simpósio Vacinação Covid: Atualizações e Controvérsias, o Presidente Acad. Francisco Sampaio nomeou uma comissão, formada pelos Acadêmicos Claudio Daniel Tadeu-Ribeiro, Marcelo Morales e Jorge Kalil, para chamar atenção do Governo Federal, Estadual e Municipal por meio de um documento oficial sobre a crise de dengue no país.
Esse documento foi publicado no dia 16 de maio de 2023, e foi produzido com base nas discussões e no consenso entre os membros da comissão, expressando a preocupação da Academia Nacional de Medicina com o surto da doença e relatando que apenas no primeiro trimestre deste ano, foram registradas 193 mortes por dengue, representando um aumento de mais de 97% em relação ao mesmo período no ano passado.
O documento sugere a criação de campanhas de conscientização e o investimento em saneamento básico e políticas públicas eficazes para que os municípios possam enfrentar o surto. Além de pedir pela disponibilização da vacina aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda, a Qdenga.
Para ler o documento na íntegra, clique aqui.