Em Sessão Secreta da última quinta-feira, 19 de abril, os candidatos Maurício Augusto Silva Magalhães Costa e Paulo Hilário Nascimento Saldiva foram eleitos Membros Titulares da Academia Nacional de Medicina. A Sessão contou com a presença de 70 Acadêmicos, entre Membros Titulares e Eméritos, além de 29 votos por correspondência.
O Professor Maurício Augusto Silva Magalhães Costa ocupará a Cadeira de nº 79 da Secção de Cirurgia, cujo Patrono é Olympio Arthur Ribeiro da Fonseca. A Cadeira foi ocupada anteriormente pela Acadêmica Anna Lydia Pinho do Amaral, falecida em 25 de junho de 2015.
Maurício Augusto Magalhães Costa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1981. Especializou-se em Ginecologia, Obstetrícia e Oncologia Ginecológica em instituições nacionais e internacionais. Possui centenas de produções bibliográficas relacionadas a temas de sua especialização, tendo atuado como médico e professor de renomados hospitais e universidades brasileiros. Atualmente, desenvolve projetos de pesquisa em diversas instituições do Brasil, como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A Cadeira de nº 98, da Secção de Ciências Aplicadas à Medicina, cujo Patrono é o Dr. Adolpho Frederico Luna Freire, será ocupada pelo Dr. Paulo Hilário Nascimento Saldiva. A Cadeira foi previamente ocupada pelo saudoso Acadêmico João Pedro Escobar Marques-Pereira, falecido em 06 de junho de 2017.
Paulo Saldiva nasceu em 12 de julho de 1954, em São Paulo (SP). Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1977, onde atua como professor titular do Departamento de Patologia, desde 1996. O médico desenvolve pesquisas sobretudo nas áreas de fisiopatologia pulmonar e poluição atmosférica, é membro do Comitê de Qualidade do ar da Organização Mundial de Saúde e pesquisador do Departamento de Saúde Ambiental da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Organizou o livro “Saúde e Meio Ambiente: o desafio das metrópoles”, lançado em 2011.
Encerrada a eleição, foi realizado tradicional coquetel com os candidatos eleitos no Salão Nobre da Academia Nacional de Medicina, ocasião na qual receberam os cumprimentos dos Acadêmicos e convidados.