Na última terça-feira, 21, Acadêmicos, amigos e familiares do Dr. Rui Monteiro de Barros Maciel se reuniram no Anfiteatro Miguel Couto para celebrar a Sessão Solene de Posse do médico como Membro Titular da Cadeira 49 da Academia Nacional de Medicina.
Diante de auditório repleto de familiares, amigos, colegas de trabalho e Acadêmicos, o Professor foi conduzido por Comissão de Honra formada pelos Acadêmicos Luiz Felippe Mattoso, Eliete Bouskela, Ricardo Cruz, José Luiz Gomes do Amaral, Paulo Hoff e Natalino Salgado Filho. A consagração como Membro Titular veio depois do tradicional juramento Acadêmico e da entrega do colar e medalha Acadêmica pelo Presidente Acadêmico Jorge Alberto Costa e Silva e do Diploma Acadêmico pelo Acadêmico José Osmar Medina Pestana, que expressou júbilo pela posse do novo imortal.
A saudação do novo Acadêmico ficou a cargo do Acadêmico Rubens Belfort Jr., que fez discurso ressaltando não apenas os atributos acadêmicos do endocrinologista, mas também sua trajetória pessoal e a de sua família, destacando sua dedicação e empenho para os avanços da prática e pesquisa médica. Mencionou também a perenidade da Academia e seus valores, marcados pela tradição e comprometimento em debater a importância da pesquisa científica, do conhecimento e das práticas adequadas.
Iniciando seu discurso de posse, o Acadêmico agradeceu a todos os presentes por tomarem parte nesse momento ímpar de sua trajetória pessoal e profissional. Segundo o Acadêmico, é uma honra integrar a egrégia instituição, pela qual sempre teve admiração e respeito.
Após ressaltar a importância das atividades realizadas pela instituição que busca o bem-estar das pessoas e o progresso da medicina, Rui Maciel prometeu honrar a memória da Academia e promover ações que fortaleçam a prática médica. Apresentou um breve histórico da Cadeira 49 da Secção de Medicina, cujo patrono é Enjolras Vampré, pai da neurologia paulista. Abordou também a trajetória dos demais ocupantes da cadeira: Leonel Justiniano da Rocha, Waldomiro Pires Ferreira e Antônio Rodrigues de Mello e seu antecessor, o Acadêmico Hélcio Alvarenga, Professor Titular Emérito de Neurologia da Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO, falecido em 29 de agosto de 2015.
O novel Acadêmico saudou ainda seu padrinho e colega de turma Rubens Belfort Jr., e os membros da comissão de honra que o acompanhou. Agradeceu aos mestres que teve ao longo de sua vida, colegas de curso e profissão, seus alunos e à sua família, especialmente seu pai e avô, inspirações e grandes incentivadores de sua carreira. Encerrou seu discurso homenageando seus amigos de trajetória com uma citação de Nikolai Gogol “Aparentar-se pelo coração e não pelo sangue, coisa de que só o ser humano é capaz”.
O Presidente Acadêmico Jorge Alberto Costa e Silva congratulou o Novel Acadêmico por sua impecável campanha e discurso, conforme a tradição da casa, e destacou sua carreira e méritos. Em seu discurso, citou filósofos como Kant, Platão e Sócrates para reforçar que a Academia tem compromisso com a reflexão filosófica sobre o homem, a vida, a saúde e a doença, para contribuir para o progresso da sociedade. Refletiu sobre a ciência como importante fator de mudança, e citou Einstein: “Pela ciência, o homem descobre os fatos objetivos da natureza externa, mas pela filosofia, realiza o homem valores subjetivos em sua natureza interna; a ciência torna o homem erudito, a filosofia torna o homem bom e feliz”.
Ressaltou a missão do ser-humano de encontrar o elo de união entre os homens e o dever do homem em conhecer a si mesmo, possuir conhecimento da ciência da alma e o amor à sabedoria.
O Presidente concluiu seu discurso oferecendo boas-vindas ao Novel Acadêmico no processo de reflexão e ação para a construção de uma melhor sociedade, e em seguida solicitou à Comissão de Honra que conduzisse o Acadêmico ao Salão Nobre, encerrando a solenidade.