Em Sessão Secreta, com 67 Membros Titulares e Eméritos presentes, na quinta-feira, 16 de junho de 2016, o Professor Rossano Kepler Alvim Fiorelli foi eleito Membro Titular da Academia Nacional de Medicina (ANM).
Pela primeira vez, nos 187 anos de existência da Academia Nacional de Medicina, os Acadêmicos que não puderam estar presentes, em número de seis, exerceram o direito a voto, através do “Voto por Correspondência”, aprovado na última alteração do Regimento Interno de 03 de março de 2016.
Conforme estabelece o Regimento Interno da ANM:
Art. 77 – Será permitido o voto por correspondência. O Acadêmico impedido de comparecer comunicará essa condição ao Presidente com justificativa e com antecedência mínima de 10 (dez) dias. O Presidente lhe enviará a cédula eleitoral, um envelope devidamente rubricado e cópia do parecer da comissão da Secção que analisou o(s) candidato(s). O Acadêmico impedido de comparecer deverá registrar seu voto na cédula, colocar a cédula no envelope rubricado, lacrar o envelope e enviá-lo ao Presidente com antecedência suficiente para ser recebido antes da sessão em que ocorrerá a eleição. Ao início da eleição, o Presidente informará ao plenário quais Acadêmicos estarão votando por correspondência e depositará os envelopes lacrados na urna. Após isso, iniciará a chamada nominal dos Acadêmicos presentes para votarem.
§ 1º O voto por correspondência dará quórum eleitoral, mas não proporcionará quórum para a abertura da sessão.
§ 2º Se houver possibilidade de segundo escrutínio (no caso de haver três ou mais candidatos para a mesma vaga), o Presidente enviará duas cédulas eleitorais e dois envelopes rubricados, um para cada escrutínio. No caso do voto do segundo escrutínio ser dado a candidato eliminado no primeiro escrutínio, o voto será considerado nulo.
O Professor Rossano Fiorelli será o Acadêmico de No. 662 e irá ocupar a Cadeira No. 21 da Secção de Cirurgia, cujo Patrono é o Acadêmico Fernando Ferreira Vaz e o ocupante anterior é o Acadêmico Umberto Perrotta, que passou a Membro Emérito em 09 de abril de 2015.