NORMAS DO CONCURSO DE CRÔNICAS MÉDICAS DA ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA
O prêmio de literatura – “A MELHOR HISTÓRIA MÉDICA” – daAcademia Nacional de Medicina será entregue por meio do CONCURSO DE CRÔNICAS MÉDICAS DA ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA. Abaixo seguem as normas de participação para os concorrentes:
Inscrições encerradas em 15/09/2021
Os candidatos receberão as comunicações referentes ao processo de seleção por e-mail.
Dos prêmios
Os Prêmios recebem o nome de dois Acadêmicos que, como muitos outros, destacaramse como grandes escritores e serão conferidos a uma crônica de autor médico e outra de autor estudante de Medicina no Brasil.
- PRÊMIO PEDRO NAVA: para médicos
- PRÊMIO IVO PITANGUY: para alunos de Medicina no Brasil
Cada prêmio consiste de diploma e apresentação da crônica em sessão pública, presidida pelo Presidente da Academia Nacional de Medicina.
Da comissão julgadora
- A comissão julgadora será constituída pelos acadêmicos:
- Raul Cutait (Presidente)
- Paulo Niemeyer Filho
- Gilberto Schwartsmann
- José de Jesus Peixoto Camargo
- Natalino Salgado Filho.
- Secretária Executiva: Dra. Alléxya Affonso Antunes Marcos do Programa Jovens Lideranças Médicas da Academia Nacional de Medicina.
O critério para análise e seleção das obras inscritas é o mérito, cabendo ao júri final a decisão, que será soberana e não suscetível de apelo.
Dos candidatos
É condição para participar do concurso:
- Ser médico de qualquer especialidade;
- Ser aluno de Medicina no Brasil;
- Ser brasileiro;
- Ser autor de crônica inédita e original, que não tenha sido publicada, nem nas plataformas digitais, a não ser pequena parcela do conteúdo em blogs pessoais ou revistas eletrônicas, não mais que 20% do total;
Das crônicas
- Apenas uma crônica poderá ser inscrita por concorrente;
- A crônica, pelo título, já indica que deverá ser de cunho literário com estrutura narrativa;
- Não serão aceitas inscrições de obras póstumas ou escritas em coautoria.
- O texto deverá estar digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, estilo normal, na cor preta; parágrafo de alinhamento justificado; espaço duplo; margens 2,5; formato Word, apenas texto em Português, sem ilustrações, gráficos ou quaisquer tipos de imagens, com no máximo 3.000 caracteres, sem nenhum tipo de identificação do autor ou de algo que sugira alguma identificação;
- O nome do arquivo deve ser apenas o título da obra inscrita.
Da inscrição
A inscrição deverá constar:
- para os médicos: a identificação do autor (nome, endereço, telefone e número no Conselho Regional de Medicina; um e-mail válido e que não proteja de spams mensagens enviadas pelo domínio @anm.org.br)
- para os estudantes: a identificação do autor (nome, endereço, telefone, a instituição de ensino em que está regularmente matriculado em 2021; um e-mail válido e que não proteja de spams mensagens enviadas pelo domínio @anm.org.br)
- indicação de pseudônimo para médicos e estudantes.
No arquivo anexado:
- a crônica.
- Antes de anexar o arquivo com a obra, o candidato deverá clicar no termo de aceite, indicando que concorda com os termos deste Edital.
- As crônicas deverão ser enviadas até 23:59 de 15 de setembro de 2021.
Das disposições finais
- Será de responsabilidade do candidato o compromisso de que o texto inscrito seja inédito. Caso seja constatada sua publicação prévia, a inscrição será invalidada.
- A ANM não se responsabiliza por mensagens não recebidas em virtude de quaisquer questões técnicas referentes ao e-mail do candidato, tais como caixa de entrada cheia, programas anti-spam, servidor fora do ar ou outras.
Rio de Janeiro, 14 de julho de 2021.
Quaisquer dúvidas deverão ser enviadas para amelhorcronicamedica@anm.org.br
BAIXAR ESTE EDITAL EM PDF