A Academia Nacional de Medicina recebeu na sexta-feira, 13 de novembro, mais um grande evento de ligas acadêmicas: a 1ª Convenção Brasileiras de Neuroligas (COBRANE), organizada pela Comissão das Ligas Acadêmicas de Neurologia, Neurocirurgia e Neurociências (COLAN). Com a presença de mais de 200 estudantes, de 10 faculdades diferentes, o encontro teve o Acadêmico Sérgio Novis como seu Presidente de Honra e contou com conferências de alto nível proferidas por diversos especialistas desta área médica.
O Acadêmico Francisco Sampaio, Presidente da ANM, na Cerimônia de Abertura do evento, após breve apresentação da história e dos costumes da Academia, afirmou ser “uma enorme satisfação e uma grande alegria abrir, cada vez mais, a ANM ao público, especialmente aos estudantes, sendo esta uma das promessas de campanha à Presidência desta Casa”. O Acadêmico Sérgio Novis, por sua vez, expressou sua gratidão por ter sido escolhido Presidente de Honra da 1ª COBRANE e disse que “jovens com vocação médica, que se organizam e promovem reuniões como esta, em busca de maior conhecimento, fazem acreditar que o futuro da Medicina no Brasil é promissor”.
A robusta programação do evento, com a participação dos Acadêmicos Jerson Lima da Silva e Paulo Niemeyer Filho, além de professores da UFRJ e da UFF, entre outras instituições, apesar de prejudicada por constantes quedas de energia que atingiram o prédio da Academia Nacional de Medicina, reforçou a importância das ligas acadêmicas para a formação de novos médicos.