Na quinta-feira, 12 de novembro, a Academia Nacional de Medicina promoveu mais uma atividade do Programa Jovens Lideranças Médicas, que conta com o apoio da Bayer. Os primeiros médicos selecionados tiveram a oportunidade de viver um dia de Sessão Ordinária na ANM e receberam certificados que os reconheciam como membros da iniciativa.
O Acadêmico Marcello André Barcinski, como introdução, fez uma breve apresentação da história, da estrutura e das perspectivas do Programa Jovens Lideranças Médicas da Academia Nacional de Medicina.
Em seguida, o Acadêmico Emérito Antonio Paes de Carvalho discorreu, expondo experiências próprias, acerca da importância da formação de líderes médicos. Retratando métodos do Acadêmico Carlos Chagas Filho, um de seus principais mentores e que dá nome ao Instituto de Biofísica da UFRJ, Paes de Carvalho lembrou que a continuidade “do progresso em medicina, assim como em ciência básica, depende da energia das novas gerações”.
Coordenado pelos Acadêmicos Antonio Egidio Nardi, Eliete Bouskela e Marcello André Barcinski, o Programa Jovens Lideranças Médicas da ANM é inspirado no “Young Physician Leaders”, da Rede Global de Academias de Medicina (InterAcademy Medical Panel – IAMP), que, desde 2008, já reuniu em Berlim mais de 85 médicos com idade de inferior a 40 anos, sendo 9 brasileiros, para participarem de grupos de trabalho e de dinâmicas voltadas para a troca de experiências em formação e treinamento de lideranças. Com base no sucesso do “Young Physician Leaders”, e considerando que a iniciativa pode ter um importante impacto nas mudanças que o atual estágio da prática médica e dos nossos sistemas de saúde exigem, a Academia Nacional de Medicina lançou, em setembro de 2014, o seu próprio programa.
A partir de 50 indicações, foram escolhidos 28 jovens médicos (14 puderam estar presentes na Sessão Ordinária de ontem, 12 de novembro), de diversas regiões do Brasil e atuantes nas mais diferentes áreas da medicina. Ao se tornarem membros do programa, estas jovens lideranças médicas passam a constituir um grupo que ambiciona a organização de atividades científicas (tanto na sede da ANM, quanto em seus locais de origem) e a formulação de documentos temáticos, além de uma ativa troca de informações e experiências com os Acadêmicos. Desta maneira, será possível a formação de talentos capazes de catalisar a melhoria da qualidade e da eficiência dos sistemas de saúde, contribuindo para o futuro da prestação destes serviços no país.
Dando continuidade às ações implementadas nos últimos anos, o Programa Jovens Lideranças Médicas permite uma inserção de um número maior de jovens nas atividades da ANM, assim como uma maior aproximação entre a instituição e a sociedade, intensificada no mandato do Presidente Francisco Sampaio.
Os membros do Programa Jovens Lideranças Médicas da Academia Nacional de Medicina são:
Alexandre da Costa Pereira, São Paulo
Álvaro Schmidt Albrecht, Rio Grande do Sul
Andre Bafica, Santa Catarina
Andre Brunoni, São Paulo
Andre Gouvêa, Rio de Janeiro
Antonio Lucio Teixeira Junior, Minas Gerais
Arthur Fernandes Cortez, Rio de Janeiro
Ary Gadelha de Alencar Araripe Neto, São Paulo
Bruno de Bezerril Andrade, Bahia
Caio Vinicius Saito Regatieri, São Paulo
Christian Kieling, Rio Grande do Sul
Eduardo Novais, Rio de Janeiro (atualmente nos EUA)
Fernanda Cruz, Rio de Janeiro
Filippo Pinto e Vairo, Rio Grande do Sul
Isabela Werneck da Cunha, São Paulo
Ivan Rocha Ferreira da Silva, Rio de Janeiro
Jonas Alex Morales Saute, Rio Grande do Sul
Leonardo Vieira Neto, Rio de Janeiro
Luciano Drager, São Paulo
Marcia Elisabete Morita, São Paulo
Marcos Lopes de Miranda, Rio de Janeiro
Milena Bastos Brito, Bahia
Otávio Berwanger, São Paulo
Pedro Martins Pereira Kurtz, Rio de Janeiro
Rafael Silva Duarte, Rio de Janeiro
Ricardo Mingarini Terra, São Paulo
Rodrigo Perez, São Paulo
Yuri Chaves Martins, Rio de Janeiro (atualmente nos EUA)