Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Museu

O Museu Inaldo de Lyra Neves-Manta recebeu este nome em homenagem ao Presidente Neves Manta, em 8 de julho de 1965, que trabalhou intensamente por sua reabertura.

Mas sua fundação data do fim do século XIX, constando da ata da sessão de 14 de abril de 1898. Nesta época, era denominado "Museu Anátomo-pathológico e de Curiosidades Médicas". Com a mudança para a sede da ANM, seu acervo foi enriquecido, com doações relevantes por parte de acadêmicos e de médicos ilustres.

Um dos poucos museus brasileiros dedicados a divulgar a memória da Medicina no Brasil, seu acervo, com cerca de 1.500 peças, tem por objetivo trazer ao conhecimento de profissionais, estudantes e leigos o processo evolutivo de instrumentação cirúrgica, bem como de divulgar a arte brasileira relacionada à ciência médica ou ao patrimônio histórico.

 Para tanto, o acervo do museu divide-se em nove coleções, com peças de relevância científica ou relacionadas a profissionais de excelência. Muitas delas contêm, em si mesmas, parte da história evolutiva da Medicina brasileira e guardam particularidades que interessam não apenas aos profissionais e estudantes universitários, como também ao público em geral. O museu da ANM está temporariamente fechado em virtude das obras de retrofit no prédio da ANM.

COLEÇÕES: