Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Sergio D'Avila Aguinága (Cadeira No. 65)

Membro Emérito

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 65 - Patrono: Agenor Edésio Estelita Lins

Eleito: 02/10/1980 - Posse: 04/11/1980 - Sob a presidência de José Leme Lopes

Saudado por: Dagmar Aderaldo Chaves

Antecessor: Álvaro Cumplido de Sant´Anna

Emérito : 29/11/2007

Falecido: 20/06/2014

 

Presidente da Academia Nacional de Medicina - 1993 a 1995

O Dr. Sergio D'Avila Aguinága nasceu no Rio de Janeiro, no dia 19 de junho de 1922. Filho de Armando Aguinaga, médico e um dos fundadores da escola Ana Neri, e Alice D’Avila Aguinága.

Doutorou-se na Faculdade Nacional de Medicina de Universidade do Brasil (atual UFRJ) em 1947.

Foi eleito Membro Titular da Academia Nacional de Medicina em 1980 apresentando a Memória “O Ureter Pélvico - Tratamento cirúrgico das lesões”. Foi Orador, Vice-Presidente entre 1991 e 1993 e Presidente entre 1993 e 1995. Além disso, fundou o Arquivo da ANM e foi seu Diretor entre 2007 e 2009. Foi eleito Membro Emérito em 2007.

Foi Livre Docente de Clínica Urológica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ), Professor de Urologia das escolas de Enfermagem Raquel Haddock Lobo e Ana Nery, Professor Catedrático de Urologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado da Guanabara (UEG), Professor do Curso de Pós-Graduação em Nefrologia da Cadeira de Clínica Médica da F.C.M. (UERJ) e Professor Titular de Urologia da Escola de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas.

Médico licenciado pela Ordem dos Médicos de Portugal. Clinical Fellow no Massachussetts General Hospital (EUA); Honorary Clinical Consultant na Universidade de Cambridge (Inglaterra). Membro fundador da Associação de Amigos do Hospital Universitário Pedro Ernesto (AMHOP) e Presidente desta Associação de 1988 a 1991.

Além disso, foi Membro Honorário da Real Academia de Medicina da Espanha, da Academia Piauiense de Medicina; Membro Emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Academia Paraibana de Medicina; Membro efetivo da Academia Brasileira de Medicina Militar. Comendador da Ordem do Mérito Médico e Cavaleiro da Ordem de Cristo. Diplomado pela Escola Superior de Guerra em 1976.

Recebeu a Medalha Nacional Juscelino Kubitschek de Oliveira, da Sociedade Brasileira de Urologia – Mérito Urológico e as medalhas “Clementino Fraga” – pela UERJ; “Santos Dumont” e Comendador da Ordem do Mérito Aeronáutico – pelo Ministério da Aeronáutica; “Amigo da Marinha”, “Tamandaré” e o “Mérito Naval” – pelo Ministério da Marinha. Recebeu as medalhas de Mérito do Hospital Naval Marcílio Dias e “Avante Bombeiro”. Agraciado com a Medalha do Prêmio Álvaro Cumplido de Sant’Anna, outorga feita pela Confederação Americana de Urologia (CAU) e o Prêmio Alfred Jurzykowski, pela Academia Nacional de Medicina (ANM). Reorganizou o Arquivo da ANM ao qual se dedicou consagradamente e, como homenagem, o setor recebeu o seu nome: Arquivo Sérgio d’Avila Aguinaga.

O Prof. Aguinága faleceu no Rio de Janeiro no dia 20 de junho de 2014.


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150