Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Sergio D'Avila Aguinága (Cadeira No. 65)

Membro Emérito

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 65 - Patrono: Agenor Edésio Estelita Lins

Eleito: 02/10/1980 - Posse: 04/11/1980 - Sob a presidência de José Leme Lopes

Saudado por: Dagmar Aderaldo Chaves

Antecessor: Álvaro Cumplido de Sant'Anna

Emérito : 29/11/2007

Falecido: 20/06/2014

 

Presidente da Academia Nacional de Medicina - 1993 a 1995

Nasceu em 19 de junho de 1922, no Rio de Janeiro (RJ).

Filho de Armando Aguinaga, médico e um dos fundadores da escola Ana Neri, e Alice D’Avila Aguinága.

Graduou-se na Faculdade Nacional de Medicina de Universidade do Brasil (atual UFRJ) em 1947. Residência em Urologia pelo Mass General Hospital, em Boston, EUA.

Livre Docente de Clínica Urológica (1958) e Professor Catedrático de Urologia (1967) da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ); Professor de Urologia das escolas de Enfermagem Raquel Haddock Lobo e Ana Nery (1963); Professor do Curso de Pós-Graduação em Nefrologia da Cadeira de Clínica Médica da UERJ (1984) e Professor Titular de Urologia da Escola de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas (1985).

Organizou o Curso de Mestrado em Urologia da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ, em 1989, sendo seu primeiro coordenador.

Na UERJ, foi Vice-Diretor do Hospital das Clínicas, Chefe do Departamento de Especialidades Cirúrgicas e Membro Efetivo do Conselho Universitário, do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa, e do Conselho Departamental da Faculdade de Ciências Médicas. Foi Chefe do Serviço de Urologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto por 25 anos e Chefe da Unidade de Transplantes Renais.

Foi Chefe do Serviço de Urologia da Policlínica de Copacabana e da Policlínica dos Pescadores, do Ministério da Agricultura, e Cirurgião Chefe do Hospital Central do Serviço de Assistência a Menores.

Médico licenciado pela Ordem dos Médicos de Portugal. Clinical Fellow no Massachussetts General Hospital (EUA); Honorary Clinical Consultant na Universidade de Cambridge (Inglaterra).

Membro fundador da Associação de Amigos do Hospital Universitário Pedro Ernesto (AMHOP) e Presidente desta Associação de 1988 a 1991.

Além disso, foi Membro de diversas Sociedades Médicas, podendo-se destacar a Real Academia de Medicina da Espanha; a Sociedade Brasileira de Urologia, na qual foi Tesoureiro por 4 anos consecutivos e Presidente de 1977 a 1979; o Colégio Brasileiro de Cirurgiões e Academia Brasileira de Medicina Militar. Foi ainda Redator Chefe do Jornal Brasileiro de Urologia (1997-1999) e Vice-Presidente do Centro de Estudos Médicos do Banco do Brasil (1965).

Publicou centenas de trabalhos científicos e teses relacionadas a urologia, além de 6 livros. Participou de diversos congressos e mesas redondas no Brasil e no exterior, foi membro de inúmeras comissões examinadoras, ministrou e organizou centenas de cursos, reuniões e simpósios.

Recebeu inúmeros títulos honoríficos, como a Medalha Nacional Juscelino Kubitschek de Oliveira, da Sociedade Brasileira de Urologia e as medalhas “Clementino Fraga” – pela UERJ; “Santos Dumont” e Comendador da Ordem do Mérito Aeronáutico – pelo Ministério da Aeronáutica; “Amigo da Marinha”, “Tamandaré” e o “Mérito Naval” – pelo Ministério da Marinha. Recebeu as medalhas de Mérito do Hospital Naval Marcílio Dias e “Avante Bombeiro”. Agraciado com a Medalha do Prêmio Álvaro Cumplido de Sant’Anna, outorga feita pela Confederação Americana de Urologia (CAU) e o Prêmio Alfred Jurzykowski, pela Academia Nacional de Medicina (ANM). Comendador da Ordem do Mérito Médico e Cavaleiro da Ordem de Cristo. Diplomado pela Escola Superior de Guerra em 1976.

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “O Ureter Pélvico - Tratamento cirúrgico das lesões”. Na instituição, atuou como Orador, Vice-Presidente (1991-1993) e Presidente (1993-1995. Foi responsável pela fundação do Arquivo da Academia Nacional de Medicina, batizado em sua homenagem, tendo sido seu Diretor entre 2007 e 2009. Passou à categoria de Membro Emérito em 2007.

Faleceu em 20 de junho de 2014, no Rio de Janeiro.


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150