Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Ronaldo Damião (Cadeira No. 27)

Membro Titular

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 27 - Patrono: Augusto Brandão Filho

Eleito: 08/08/2002 - Posse: 10/09/2002 - sob a presidência de Augusto Paulino Soares de Souza Netto

Saudado por: Sergio D'Avila Aguinága

Antecessor: Jayme Specterow

Nascido em 10 de dezembro de 1950, em Araguari (MG).

Filho de Álvaro Américo Damião e Marfisa Canassa Damião.

Graduou-se em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1975), com especialização em Urologia. Tem Doutorado em Medicina (Urologia), pela Universidade Federal de São Paulo (1991).

Professor Titular do Departamento de Especialidades Cirúrgicas, da Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde ministra as disciplinas de transplante renal e uro-oncologia. Coordenador do curso de Pós-graduação lato sensu em Urologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em cirurgia. Coordenador do Serviço de Urologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) e Membro da Câmaras Técnicas de Urologia do CREMERJ. Chefe da 14ª. Enfermaria do Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia e Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia.

Investigador Principal e Coordenador geral do Centro de Pesquisa em Urologia Sérgio Aguinaga (CEPUSA), fundado em 2003. O CEPUSA conta com infra-estrutura completa para realização de pesquisas clínicas. Ao longo dos anos vem participando de inúmeros protocolos nacionais e internacionais nas diversas áreas, tais como disfunção erétil, hiperplasia prostática benigna, câncer de próstata, biópsia de próstata, ejaculação precoce, incontinência urinária, hiperatividade detrusora, infecção urinária, etc.

Coordenador do Centro de Assistência à Saúde do Homem, alocado na Policlínica Piquet Carneiro, em São Francisco Xavier, Zona Norte carioca.

Entre os prêmios recebidos, destaca-se a Medalha Pedro Ernesto, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Recebeu também homenagens da Sociedade Brasileira de Urologia, da Associação Portuguesa de Urologia, Medalha Almirante Tamandaré da Marinha do Brasil, entre outras. Foi homenageado com o Citoscópio de Ouro em 2013.

Atua na área de Cirurgia Urológica, com ênfase nos seguintes temas: câncer de próstata, uretra, estereologia, pênis e hipospádia.

Na ocasião de sua candidatura como Membro Titular na Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Memória Nefrectomia Parcial - Indicações Técnicas Cirúrgicas e Resultados”.

Currículo Lattes