Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Roberto Soares de Moura (Cadeira No. 89)

Membro Titular

Secção de Ciências Aplicadas à Medicina

Cadeira No. 89 - Patrono: João Moniz Barreto de Aragão

Eleito: 01/06/1989 - Posse: 22/08/1989 - sob a presidência de Jorge Sampaio de Marsillac Motta

Saudado por: Carlos Chagas Filho

Antecessor: Raymundo Moniz de Aragão

Nasceu em 10 de julho de 1936, em Raul Soares (MG)

Filho de Heitor Soares de Moura e Airam Vieira Soares de Moura.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1961). Livre docência também pela UFRJ (1967) e pós-doutorado pela Royal Free Scholl of Medicine da Grã-Bretanha (1961-1962). Entre 1964 e 1965, foi pesquisador visitante The Cleveland Clinic Educational Foundation, nos Estados Unidos, onde trabalhou com o Dr. Irvine Page e publicou artigo na prestigiosa revista Science, cujos resultados mostraram, pela primeira vez, o desenvolvimento de hipertensão arterial com injeção contínua de dose subpressora de Angiotensin.

Posteriormente, fez um novo pós-doutorado na Mayo Clinic dos Estados Unidos (1986) e também na University of London, na Inglaterra, onde permaneceu no início da década de 70.

Professor Visitante junto ao Departamento de Farmacologia, do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de farmacologia, com ênfase em farmacologia cardiovascular e de plantas medicinais. Atua principalmente nos seguintes temas: hipertensão arterial, vasoespasmo, endotélio, óxido nítrico, EDHF, antinocicepção, plantas ricas em polifenóis e pesquisas que visam a obtenção de novas patentes.

Foi responsável pelo depósito junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual de sete patentes, sendo duas depositadas no Patent Cooperation Treat PCT. Seus estudos foram publicados em mais de 50 papers em periódicos nacionais e internacionais. Responsável também pela implantação e reconhecimento do curso de Pós-Graduação em Farmacologia na UFRJ.

Participou de inúmeras comissões (Comissão de Biofarmácia, CRAME, etc.) do Ministério da Saúde que normalizava a política de medicamentos no Brasil antes do advento da ANVISA. Exerceu a função de membro do Conselho Superior da FAPERJ por vários anos. Em 1981 recebeu do CNPq medalha de reconhecimento pelas atividades de pesquisa.

É revisor dos seguintes periódicos: Fundamental & Clinical Pharmacology; Journal of Pharmacy and Pharmacology; Brazilian Journal of Medical and Biological Research; British Journal of Pharmacology; Journal of Cardiovascular Pharmacology; Pharmacology, Biochemistry and Behavior.

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Receptores Serotonínicos e Motitlidade do Schistosoma Mansoni”.

Currículo Lattes


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150