Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Pietro Novellino (Cadeira No. 73)

Membro Titular

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 73 - Patrono: Hilário Soares de Gouvêa

Eleito: 29/10/1981 - Posse: 06/04/1982 - sob a presidência de Deolindo Augusto de Nunes Couto

Saudado por: Deolindo de Souza Gomes Couto

Antecessor: Walter Corrêa de Sá e Benevides

Presidente da Academia Nacional de Medicina - 2003 a 2005, 2009 a 2011 e 2013 a 2015

Nasceu em 12 de janeiro de 1933, em Casaletto Spartano, na Província de Salerno, na Itália.

Filho de Giuseppe Novellino e Angelina Giúdice Novellino. Chegou ao Brasil aos 5 anos de idade, radicando-se, com os pais, em Juiz de Fora (MG). Ainda estudante recebeu o Prêmio (Diploma e Medalha de Ouro) Manoel Feliciano, na Faculdade Nacional de Medicina.

Graduou-se em 1957 pela Faculdade Nacional de Medicina, da Universidade do Brasil (atual UFRJ). Na mesma instituição obteve Doutoramento em Clínica Cirúrgica Geral em 1972, defendendo a tese “Tireoidectomia nos Bócios Nodulares”.

Livre-Docente/Doutor em Cirurgia pela UFRJ; chefe do serviço de Cirurgia Endócrina do Instituto Estadual de Endocrinologia e Diabetes; Professor Titular de Cirurgia e Emérito da Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Professor Titular (Clínica Cirúrgica) na Universidade Iguaçu e na Fundação Técnico-Educacional Souza Marques. Chefe de Serviço de Cirurgia do Hospital Gaffrée-Guinle.

Reitor da Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro e Delegado do Ministério da Educação no Rio de Janeiro.

Membro Titular da Academia de Ciências da Sicília (Itália); da Academia Brasileira de Medicina Militar; e da Academia Brasileira de Educação. Membro Titular e Fundador da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia de Urgência; Membro da Sociedade Latino Americana das Doenças da Tireoide e da Sociedade Brasileira de Hospitais; Membro Honorário da Academia Amazonense de Medicina e da Real Academia Nacional de Espanha; Membro Emérito da Academia Fluminense de Medicina; Membro Efetivo do Conselho Superior do SENAC e do Conselho de Curadores do Colégio Pedro II; Membro Correspondente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora (MG). Pertence ao Conselho Universitário da UNIRIO, além das Sociedades Brasileiras de Angiologia, de Endocrinologia e de Mastologia.

Chefe e Fundador do Serviço de Cirurgia Experimental do Hospital da Lagoa - INAMPS.

Condecorado com as Medalhas do Mérito Naval e Aeronáutico (ambas no Grau de Comendador); Medalha “Mérito Professor Clementino Fraga Filho”; “Cidadão Carioca”; Medalha “Pedro Ernesto”, “Medalha Tiradentes” conferida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Condecorado com a Ordem do Mérito Médico (grau de Oficial) do Ministério da Saúde, além de ter recebido medalhas honoríficas conferidas pelas Academias Francesa e Portuguesa de Medicina.

“Cidadão Benemérito” do Estado do Rio de Janeiro; “Estrela de Real Grandeza” na cidade de Juiz de Fora; Benfeitor da Policlínica Geral do Rio de Janeiro; “Conselheiro Emérito” na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Homenagem Especial do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - medalha e diploma; “Cidadão Honorário” da cidade de Juiz de Fora; Homenagem Especial do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Diploma de “Honra ao Mérito”.

“Prêmio Fernando Vaz” - Medalha Prata Dourada e Diploma. “Prêmio Brant Paes Leme” - Medalha Prata Dourada e Diploma; “Prêmio Rocha Vaz”; “Prêmio Alberto Coutinho”.

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Feocromocitoma e seu tratamento Cirúrgico”. Ocupou vários cargos de diretoria, foi Vice-Presidente de 2001 a 2003 e Presidente de 2003 a 2005, 2009 a 2011 e 2013 a 2015.

Em sua primeira gestão, inaugurou o Busto do seu Decano, Acad. Fioravanti Di Piero, no saguão do 7º andar, em razão do Centenário Natalício do Acadêmico.


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150