Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Miguel Carlos Riella (Cadeira No. 07)

Membro Titular

Secção de Medicina

Cadeira No. 07 - Patrono: José Pereira Rego (Barão do Lavradio)

Eleito: 09/08/2007 - Posse: 23/10/2007 - sob a presidência de Marcos Fernando de Oliveira Moraes

Saudado por: Omar da Rosa Santos

Antecessor: José Fernandes Pontes

Nasceu em 11 de abril de 1945, em Blumenau (SC).

Filho de Carlos Riella e Edith Gracher Riella, descendentes de italianos e alemães, respectivamente. Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná (1968). Após a graduação, continuou seus estudos nos Estados Unidos onde se especializou em Clínica Médica (Mount Sinai Hospital, New York) e, posteriormente, em Nefrologia (enfermidades renais), na Universidade de Washington, na área de Hemodiálise Crônica.

Em 1976, retornou ao Brasil para continuar suas atividades no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEC), onde estabeleceu o Serviço de Nefrologia e de Nutrição Parenteral e Enteral. No ano seguinte, iniciou o programa de Hemodiálise Crônica neste mesmo hospital, onde, em 1980, foi realizado o primeiro transplante renal. No mesmo ano, iniciou o primeiro programa de Diálise Peritoneal Ambulatorial Domiciliar do Brasil.

Em setembro de 1980, publica seu primeiro livro, “Princípios de Nefrologia e Distúrbios Hidroeletrolíticos” (Guanabara Koogan - atualmente na 4ª edição). Em 1985 publica seu segundo livro, “Suporte Nutricional, Parenteral e Enteral” (Guanabara Koogan - atualmente na 2ª edição). No 1º semestre de 2001 publicou, juntamente com a nutricionista Cristina Martins, da Fundação Pró-Renal, seu 3º livro, “Nutrição e o Rim” (Editora Guanabara Koogan – 1ª edição). Em 2004, o livro Nutrição e o Rim passou a ser editado também em espanhol pela Editora PanAmericana.

Colaborou na organização da Fundação Pró-Renal, entidade de caráter social e dedicada à pesquisa em enfermidades renais e metabólicas. A Fundação atende hoje mais de 1800 pacientes com enfermidades renais, distribuindo medicamentos, vale-transporte e suplementos nutricionais, e recentemente instituiu o Centro de Pesquisa RDH (Rim, Diabete e Hipertensão) que atua na Fundação.

Membro do Conselho do COMGAN (Committee for the Advancement of Global Nephrology) da Sociedade Internacional de Nefrologia e em 2004 foi indicado para ser o Chairman do recém-criado comitê em Nefrologia Intervencionista da Sociedade Internacional de Nefrologia.

Membro do Board of Directors da International Federation of Kidney Foundations e em abril de 2007 foi eleito Presidente (biênio 2009-2011) da mesma Federação; Board Certified em Medicina Interna pelo American College of Physicians (1973) e Fellow do American College of Physicians-FACP (1998). Presidente da Sociedade Latino-Americana de Diálise Peritoneal e Presidente da Federação Latino-Americana de Nutrição Parenteral e Enteral (1987). Em 1995, foi eleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia e, em 1999, Membro do conselho da Sociedade Internacional de Nefrologia.

Professor Titular de Clínica Médica da Universidade Católica do Paraná; Titular de Clínica Médica da Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná; Diretor do Serviço de Nefrologia do HUEC.

Editor Associado da revista Hemodialysis International (2003) e Editor Internacional da revista Seminars in Dialysis.

Cavaleiro da Ordem de Malta (1988) e Cidadão Honorário da Cidade de Curitiba (2004) e do Paraná (2007). Recebeu a Distinguished International Medal da National Kidney Foundation-USA (1996).

Idealizou o Laboratório de Isolamento de Ilhotas Pancreáticas do Centro de Engenharia e Transplante Celular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O Laboratório iniciou, em fevereiro de 2004, o isolamento de células produtoras de insulina (ilhotas) a partir de pâncreas de doadores com morte cerebral e fez o primeiro implante clínico em dezembro de 2005, constituindo-se no primeiro transplante de células pancreáticas do sul do Brasil.

Em outubro de 2004, estabeleceu em Curitiba o Instituto Scribner, em homenagem ao seu mentor, Belding H.Scribner, pioneiro da hemodiálise crônica no mundo e que dedica-se à educação, ensino e pesquisa na área nefrológica.

Currículo Lattes

Agenda
    Em maio
  • 30/5/2017 - 20:00 - Sessão Solene de Posse de Honorário Nacional - Dr. Miguel Srougi