Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Maurício Rocha e Silva (Cadeira No. 86)

Membro Titular

Secção de Ciências Aplicadas à Medicina

Cadeira No. 86 - Patrono: Carlos Justiniano Ribeiro das Chagas

Eleito: 30/05/1996 - Posse: 20/08/1996 - sob a presidência de Rubem David Azulay

Saudado por: Roberto Soares de Moura

Antecessor: Bento Mario Villamil Gonçalves

Nascido em 30 de dezembro de 1936, em São Paulo (SP).

Filho de Maurício Oscar da Rocha e Silva e Maria Ignez da Rocha e Silva.

Graduou-se em Medicina pela Universidade de São Paulo, em 1961. Doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1963). Livre Docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1968). Professor Titular da Universidade de São Paulo (1982). Professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Membro do Senior Scientific Staff, Medical Research Council, The National Institute for Medical Research (Londres, 1970-1973). Diretor da Divisão de Experimentação do Instituto do Coração (1987). Professor Honorário da Southern Medical University, da República Popular da China (2005).

Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências; da Academia de Medicina de São Paulo, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (1988); da Sociedade Brasileira de Fisiologia; da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental; da Sociedade Brasileira de Choque, de onde foi Presidente; da Physiological Society (Reino Unido); da American Physiological Society e da Shock Society (EUA).

Integrou o Comitê Editorial das publicações “Circulatory Shock”; “Brazilian Journal of Medical & Biological Research” e “Shock”. Editor do periódico MedicalExpress e perito na disciplina de escrita científica.

Recebeu o Prêmio Lafi de Ciências Médicas, na categoria Ciências Básicas (1980). Em 2000, recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Tem 115 artigos completos publicados em periódicos nacionais e internacionais e dois livros editados sobre Fisiopatologia cardiovascular.

Tem experiência na área de Fisiopatologia do sistema circulatório, com ênfase em controle de pressão arterial, neurossecreção e choque circulatório. Seu artigo mais citado conta com mais de 400 citações e seus 6 artigos mais citados contam com mais de 100 citações.

Na ocasião de sua posse como Membro Titular na Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Soluções Hipertônicas”.

Currículo Lattes

Agenda