Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Luiz de Paula Castro (Cadeira No. 20)

Membro Titular

Secção de Medicina

Cadeira No. 20 - Patrono: Francisco de Paula Cândido

Eleito: 28/11/2002 - Posse: 29/04/2003 - sob a presidência de Augusto Paulino Soares de Souza Netto

Saudado por: Glaciomar Machado

Antecessor: Aloysio de Salles Fonseca

Falecido: 12/07/2011

 

 

Nasceu em 26 de maio de 1932, em Caeté, Minas Gerais.

Primogênito de 12 irmãos, filho de Francisco de Paula Castro e Carmem de Lima Ferreira de Castro.

Graduou-se pela Universidade de Minas Gerais em 1955. Foi interno do Hospital Municipal de Belo Horizonte e da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, especializando-se em Gastroenterologia. Fez Pós-graduação no Serviço de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, em 1966. Em 1958, recebeu o título de Doutor em Medicina pela UFMG, apresentando tese intitulada “Venografia Costal Intraóssea: Técnica e Aplicação na Hipertensão Portal”, onde em 1962, recebeu também o título de Docente-livre.

Por três vezes estagiou fora do Brasil. Em 1959 trabalhou no Serviço de Gastroenterologia do Veterans Administration Hospital, em Los Angeles, sob a orientação do grande mestre da fisiologia gástrica humana, Prof. Morton Grossman. Em 1965, recebeu da CAPES uma bolsa para estágio no exterior, desta vez, no General Hospital em Birmingham, Inglaterra. Contemplado pelo Governo Britânico (British Council) com uma bolsa de estudos, em 1972 visitou vários serviços de excelência em gastroenterologia.

Entre as atividades didáticas, ministrou o curso teórico de Clínica Propedêutica Médica (parte referente ao aparelho digestivo) na então recém-criada Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Católica de Minas Gerais, ainda na década de 50. Foi instrutor da 2ª Cadeira de Clínica Médica, da Faculdade de Medicina da UFMG, cargo desempenhado até 1965.

Como Professor Adjunto de Clínica Médica, ministrou aulas teóricas e práticas sobre patologia do esôfago, hipertensão arterial, nefropatias e doenças periféricas, além de assuntos relacionados com patologia digestiva.

Em 1970, com a instituição do regime departamental na Universidade, optou pela disciplina de Gastroenterologia e Nutrição, do Departamento de Clínica Médica. Ainda nesse ano, foi Chefe do Departamento de Clínica Médica, recém constituído, cargo que só deixou quatro anos depois.

Foi nomeado Professor Titular da UFMG em 1975, criando, em 1981, o Ambulatório de Úlcera Péptica na Faculdade de Medicina, através de uma parceria entre o Hospital das Clínicas da UFMG, o então INPS e o INAMPS, que se transformou no maior centro referência do país nos estudos das doenças gástricas, de forma especial.

Entre 1976 a 1980, assumiu, sucessivamente, a direção da Faculdade de Medicina da UFMG, a chefia do Departamento de Clínica Médica e, em seguida, a Direção do Hospital das Clínicas da UFMG.

Dentre os cargos ocupados na área médica, destacam-se as presidências da Federação Brasileira de Gastroenterologia (de 1984 a 1986), da Associação Brasileira de Educação Médica (de 1986 a 1988) e da Associação Interamericana de Gastroenterologia – AIGE (1997-1999). Foi eleito Governador para o Brasil do American College of Gastroenterology – ACG (1998-2002) e Membro da AGA (American Gastroenterological Association).

Foi, ainda, colaborador dos seguintes periódicos: Sinopse em Gastroenterologia; Arquivos de Gastroenterologia; Revista Pernambucana de Gastroenterologia; Revista Brasileira de Medicina; Arquivo Brasileiro de Cirurgia Digestiva; Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva; Revista Brasileira de Clínica e Terapêutica; Revista Brasileira de Nutrição Clínica; Revista Médica de Minas Gerais; Revista da Associação Médica Brasileira. Foi editor de Gastroenterologia (2002-2004). No exterior, colaborou com Acta Gastroenterológica Latinoamericana; Gastric Câncer; Hepato Gastroenterology.

Publicou mais de 350 artigos em revistas nacionais e estrangeiras e proferiu mais de 500 palestras, dentro e fora do Brasil.

Professor Emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Sócio Benemérito da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), além de ter recebido, da Organização Mundial de Gastroenterologia, o merecidíssimo título de Mestre da Gastroenterologia Latino-Americana, prêmio concedido pela sua inestimável contribuição à especialidade.

Faleceu em 12 de julho de 2011.

Currículo Lattes

Agenda