Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Lea Ferreira Camillo-Coura (Cadeira No. 82)

Membro Emérito

Secção de Ciências Aplicadas à Medicina

Cadeira No. 82 - Patrono: Antônio Dias de Barros

Eleito: 23/05/1985 - Posse: 25/06/1985 - sob a presidência de Aloysio de Salles Fonseca 

Saudado por Deolindo de Souza Gomes Couto

Antecessor: Annibal Rocha Nogueira Junior

Emérito: 01/07/2010

Nasceu em 25 de junho no Rio de Janeiro, (RJ).

Filha de Benedicto Barbosa Camillo e Universina Ferreira Barbosa Camillo.

Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1957 como 1ª colocada em sua turma.

Em 1963 foi contemplada com uma bolsa de estudos pela Fundação da Casa do Brasil na Grã-Bretanha, para realizar estudos de pós-graduação em nível de mestrado na “The London School of Hygiene and Tropical Medicine”, Universidade de Londres.

De 1964 a 1971, desenvolveu suas atividades na Clínica de Doenças Infecciosas e Parasitárias. Em novembro de 1971, realizou concurso de Livre Docência, obtendo o título de Doutor e Docente Livre em Clínica de Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cumprindo os requisitos legais, foi promovida, por concurso de títulos, a Professora-Adjunta.

Foi convidada pela OMS para participar de Simpósios sobre “Parasitoses Intestinais”, realizados em diversos países, sendo consultora temporária da OMS. Consultora “ad hoc” do Ministério da Saúde para assuntos relacionados a Parasitoses Intestinais e do Serviço de Clínica Oftalmológica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Professora responsável pela Disciplina de Epidemiologia (1973). Coordenadora Didática do Departamento de Medicina Preventiva junto à Diretoria da Faculdade de Medicina (1974-1978).

Professora Titular da Clínica de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Escola Médica da Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1975-1988). Chefe do Serviço de Ação Comunitária do Hospital Universitário da UFRJ (1977-1982).

Professora Titular do Curso de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas (1980-1987). Professora Titular da Faculdade de Medicina da UFRJ e Professora do Curso de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias. Diretora Adjunta para o Ensino de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UFRJ (1982). Criou, em 1982, o POPPE, Programa de Orientação Psico-Pedagógica Profissional.

Chefe do Departamento de Medicina Tropical do Instituto de Manguinhos, FIOCRUZ (1981-1982).

Foi a primeira mulher a ser indicada Membro Honorário da Academia Brasileira de Medicina Militar, passando posteriormente a Membro Titular e Emérita. Fundadora da Academia de Medicina do Rio de Janeiro e da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

Membro da Comissão de Ética da FIOCRUZ (1990) e orientadora de alunos de mestrado e doutorado do Departamento de Medicina Tropical da FIOCRUZ e dos Cursos de Saúde Pública da ENSP (FIOCRUZ).

Entre as distinções recebidas destacam-se o título de Pesquisadora Emérita do CNPq (2005); o prêmio Gerhard Domagk (1970); Medalha de Mérito Naval (Tamandaré), Mérito Santos Dumont (1982) e Medalha do Pacificador (1985) e Cidadã Honorário do Município do Rio de Janeiro. Eleita Mulher do Ano (Medicina) pelo Conselho Nacional das Mulheres do Brasil em 1991. Recebeu da FIOCRUZ a medalha Hortência Hurpia de Hollanda pelos trabalhos realizados em prol da educação. Recebeu da Presidência da República, o Grau de Comendador da Ordem do Mérito Científico do Brasil.

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Ascaridíase. Importância em saúde pública, dinâmica da transmissão e perspectivas de controle”.

Currículo Lattes


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150