Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

José Marcos Fisz

José Marcos Fisz

Honorário nacional

Nasceu no Rio de Janeiro, em 1934. Formou-se em medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia (1958). É especialista em clínica médica e terapia intensiva. Foi designado para organizar e responder pela Enfermaria de Graves do Hospital do Andaraí, em 1968 e dois anos depois ocupou a chefia do serviço de terapia intensiva. Ainda foi eleito 1º secretário do corpo clínico do Hospital do Andaraí (1972).

 

Acadêmico efetivo no Hospital da Gamboa entre 1955 e 1957, na Santa Casa de Misericórdia. Foi interno do serviço de clínica médica, do ex-hospital Central dos Marítimos. Foi auxiliar acadêmico da Secretaria Geral de Saúde e Assistência. Posteriormente, ocupou o cargo de assistente do serviço de clínica médica pré e pós-operatória do Hospital do Andaraí, por nove anos. Participou da comissão organizadora e de instalação do centro de terapia intensiva do Hospital do Andaraí (1967), onde também foi chefe do serviço de terapia intensiva.

 

Durante a vida profissional, recebeu a menção honrosa pelo trabalho “eletroforese de proteínas plasmáticas. Análise de 550 perfis de entidades mórbidas não selecionadas” apresentado à sessão de tema livre, conferido pela Academia Nacional de Medicina. É co-autor do livro “Questões Fundamentais de Terapia Intensiva”, editora Interamericana, 1980. É ainda o autor do livro “P.S. Primeiro atendimento – seleção de urgências clínicas”, pela editora Servier, 1987.

 

Membro correspondente de clínica médica em gastrenterologia e interna (1966), membro do conselho científico da revista “Medicina de Hoje” – editora Bloch. Em 1987, recebeu, da Sociedade de Terapia Intensiva do Estado de Goiás, o título de sócio honorário pelos relevantes serviços prestados à medicina intensiva brasileira. Nove anos mais tarde, foi homenageado como pioneiro da especialidade pela Sociedade de Terapia Intensiva, durante o V Encontro Nacional de Terapia Intensiva do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, o Hospital do Andaraí lhe homenageia, inaugurando a placa como centro de tratamento intensivo José Marcos Fisz. Além dessas, recebeu outras inúmeras homenagens.

 

Além de membro da Academia Nacional de Medicina, Fisz pertence também à Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação, onde foi eleito como 1º secretário para o biênio 2006-2008. É também membro da Associação Médica Intensiva Brasileira.

 

Atualmente, é médico aposentado do Ministério da Saúde, porém mantém clínica particular.



Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150