Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Zilda Arns Neumann

Honorária nacional

Zilda Arns nasceu no dia 25 de agosto de 1934, em Forquilhinha, Estado de Santa Catarina, Sul do Brasil. Em 1959, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Posteriormente, especializou-se em Educação em Saúde Materno-Infantil, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP); Saúde Pública para Graduados em Medicina, na Faculdade de Saúde Pública (USP); Administração de Programas de Saúde Materno-Infantil, pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), e Ministério da Saúde; Pediatria Social, na Universidade de Antioquia, em Medelin, Colômbia; Pediatria, na Sociedade Brasileira de Pediatria; e em Educação Física, na Universidade Federal do Paraná.

Trabalhou entre 1955 e 1964, como pediatra do Hospital de Crianças Cezar Pernetta -Curitiba/PR e mais tarde, como diretora de Saúde Materno-Infantil da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.

Na década de 80, tornou-se fundadora e coordenadora Nacional da Pastoral da Criança da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Num programa que visa salvar crianças pobres da mortalidade infantil, da desnutrição e da violência em seu contexto familiar e comunitário. Através da educação com 270 mil agentes, procura combater a maior parte das doenças de fácil prevenção e a marginalidade das crianças.

Em 2004, fundou a Pastoral da Pessoa Idosa. Mais de 100 mil idosos são acompanhados por 12 mil voluntários de 579 municípios.

Entre os prêmios internacionais, Zilda Arns foi agraciada com o Heroína da Saúde Pública das Américas, concedido pela Opas (2002); o Prêmio Social 2005 da Câmara de Comércio Brasil-Espanha; a Medalha Simón Bolívar, da Câmara Internacional de Pesquisa e Integração Social, (2000); o Prêmio Humanitário 1997 do Lions Club Internacional; e o Prêmio Internacional da Opas em Administração Sanitária (1994).

No Brasil, recebeu o diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz, do Senado (2005); diploma e medalha O Pacificador da ONU Sérgio Vieira de Mello , concedido pelo Parlamento Mundial de Segurança e Paz (2005);Insígnia da Ordem do Mérito Médico, na classe Comendador, concedida pelo Ministério da Saúde (2002); a Comenda da Ordem do Rio Branco, grau Comendador, concedida pela Presidência da República (2001); o Prêmio de Direitos Humanos 2000 da Associação das Nações Unidas – Brasil (2000), entre outros.

Foi cidadã honorária de dez estados brasileiros, de trinta e dois municípios brasileiros e doutora honoris causa de cinco universidades brasileiras.

Zilda Arns faleceu no Haiti, em janeiro de 2010


Faça o download de nosso APP

       

Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150